A partir desta segunda-feira, dia 25 de março, Ouro Preto dá início à campanha de vacinação contra a gripe, que se estenderá até o dia 31 de maio. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de saúde, Leandro Moreira. O objetivo da campanha é vacinar 90% da população dos grupos prioritários.
A vacina estará disponível para diversos grupos, incluindo idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, entre outros. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo recomendado que a população procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para verificar e atualizar o seu cartão vacinal.
“Orientamos, então, a população a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para verificar e atualizar o seu cartão vacinal. As vacinas salvam vidas e temos outras campanhas e vacinas de rotina disponíveis em nossas unidades, inclusive a vacina contra a Covid-19. Fiquem atentos e atualizem o cartão de vacinação“, destacou o secretário de saúde Leandro ao repórter Antônio Isidoro.
Leia também:
- Prefeitura de Ouro Preto libera mais de 700 alvarás para atividades de baixo risco
- Prefeito afirma que população de Ouro Preto terá direito a descontos na conta de luz a partir de programa Cemig SIM
Portanto, ele orienta a população a ficar atenta e atualizar o cartão de vacinação. O repórter Antônio Isidoro acompanhou o pronunciamento do secretário municipal de saúde, reforçando a relevância da imunização para a proteção da saúde da população.
OS GRUPOS PRIORITÁRIOS
Os grupos prioritários são categorias específicas de pessoas que são consideradas prioritárias para receber determinadas intervenções de saúde, como vacinação, devido a fatores como maior vulnerabilidade a doenças ou maior exposição a riscos.
No caso da vacinação contra a gripe, os grupos prioritários incluem pessoas de 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes em qualquer estágio da gravidez, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, povos quilombolas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, forças de segurança pública e salvamento, membros das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores portuários, trabalhadores de transporte coletivo, população em situação de rua e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
Pessoas com comorbidades também são consideradas prioritárias e podem apresentar uma autodeclaração de sua condição clínica para receber a vacinação. Esses grupos são identificados com base em critérios epidemiológicos e de saúde pública para garantir uma distribuição equitativa e eficaz dos recursos disponíveis.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Vacinação contra gripe começa hoje (25) em Ouro Preto […]
[…] Vacinação contra gripe começa hoje (25) em Ouro Preto […]
[…] Vacinação contra gripe começa hoje (25) em Ouro Preto […]
[…] Vacinação contra gripe começa hoje (25) em Ouro Preto […]