Vacinação de pessoas com autismo pode ser facilitada em Minas Gerais

Um projeto que está em tramitação Assembleia Legislativa de Minas Gerais quer facilitar o acesso à vacinação para pessoas com autismo. De autoria da deputada Maria Clara Marra (PSDB), o PL 1.378/23 – aprovado no plenário ontem (11), propõe que pessoas com autismo no estado possam receber vacinas em casa, se necessário.

O texto ainda diz que isso é para garantir que essas pessoas tenham acesso à vacinação de uma maneira que respeite suas necessidades individuais. A proposta reconhece que pessoas com autismo podem ter dificuldades específicas com o processo de vacinação devido a sensibilidades sensoriais e outras necessidades especiais.

Vacinação de pessoas com autismo pode ser facilitada em Minas Gerais
Algumas pessoas atípicas tendem a ter dificuldades no momento de se vacinar.

Leia também:

VACINAÇÃO DE PESSOAS COM AUTISMO: ATENDIMENTO EM RESIDÊNCIA

Além da aplicação da vacina, todas as etapas do processo de imunização, incluindo a avaliação prévia e o registro, seriam realizadas na residência da pessoa com autismo.

O projeto de lei também estipula que a vacinação domiciliar será realizada por profissionais de saúde capacitados, garantindo um ambiente tranquilo e adaptado às necessidades dos pacientes. A decisão de aderir à vacinação em casa será tomada em conjunto com a pessoa com autismo ou seus responsáveis legais, levando em consideração o melhor interesse do paciente.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment