A Vale apresentou a Agência nacional de Mineração (ANM) uma proposta para correção da anomalia identificada em 15 de março na barragem de Forquilha III em Ouro Preto.
De acordo com a ANM, o proposta preliminar da mineradora consiste em um tamponamento parcial do DP-2 com um filtro drenante.
Além disso, será realizada análise de risco e desenvolvido plano de monitoramento específico para o período pós-intervenção e plano de ação complementar para detalhar as investigações de caracterização da estrutura e da anomalia. Caso a empresa consiga consolidar o plano de intervenção e a análise de risco nesta semana, a intervenção será realizada em poucos dias.
Durante vistoria realizada no dia 9 de abril por técnicos da ANM, da Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam), e da defesa Civil de Minas Gerais, foi constatado que a anomalia da barragem se restringia a região do dreno DP-2, que é um dos 131 desnos existentes na estrutura.
Ainda segundo a equipe de fiscalização, não havia indícios de aumento de turbidez ou variações de vazão e, tampouco, aumento significativo da quantidade de material que saia pelo dreno em comparação com os dias anteriores.
Leia também:
- MP recomenda que Vale mantenha população informada sobre riscos de barragem em Ouro Preto
- Vale identifica anomalia no dreno de barragem em Ouro Preto; empresa afirma que procedimento é rotineiro
A Anomalia
No dia último dia 04 foi divulgado pelo G1, que um dreno da barragem Forquilha III, em Ouro Preto, que está em nível 3 de emergência, o mais alto, desde 2019, apresentou ocorrência inédita.
O Dreno já apresentava histórico de saída de material ao longo dos anos, mas foi verificado que dessa vez o material contém minério de ferro em fração muito fina. A anomalia consiste no acúmulo de material sedimentado, de coloração acinzentada, na saída do dispositivo de drenagem, localizado no primeiro alteamento da barragem. Apesar disso, a mineradora assegura que não houve alteração nas condições da estrutura.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Vale apresenta proposta para corrigir anomalia na barragem Forquilha III em Ouro Preto […]
[…] Vale apresenta proposta para corrigir anomalia na barragem Forquilha III em Ouro Preto […]