A Vale removeu cerca de 2,5 milhões de m³ de rejeitos do reservatório da Barragem Grupo, em Ouro Preto. A remoção inclui os alteamentos e o maciço principal, e a área passará por atividades complementares, como a reconformação do terreno, implantação de sistema de drenagem e recuperação ambiental.
A Barragem Grupo é a terceira estrutura a montante eliminada no Complexo Fábrica. As barragens Forquilha I, II e III estão em fase preparatória, com início das obras previsto para 2026.
Leia também:
Em agosto, o nível de emergência da barragem Forquilha III foi reduzido de III para II e a barragem Grupo teve seu nível encerrado em maio deste ano.
As obras de descaracterização das barragens em Mina de Fábrica utilizaram equipamentos operados à distância e sistemas de acesso para garantir a segurança das equipes envolvidas em áreas de risco.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.

[…] Vale elimina Barragem Grupo, em Ouro Preto […]