O Valin – Vale dos Inconfidentes, principal comunidade de inovação das cidades históricas de Minas e líder do ecossistema local de inovação de Ouro Preto, Itabirito e região – fechou uma parceria inédita com a FCJ, maior Venture Builder da América Latina. Este acordo promete revolucionar o ecossistema de inovação e tecnologia da Região dos Inconfidentes.
Uma venture builder nada mais é que uma empresa que cria e desenvolve startups ao mesmo tempo, ajudando elas desde a ideia até a consolidação no mercado.
E a FCJ, está presente em vários países, incluindo Alemanha, Israel, EUA, Portugal e Reino Unido, o que indica que o Valin agora está se conectando com um ambiente global de inovação.
Com isso, o Co-Fundador do Valin, Kelson Douglas, destaca que a parceria permite a criação de iniciativas como “uma curadoria para investidores a respeito dos melhores ambientes, cidades e empresas da região, a entrega de relatórios semestrais sobre o desempenho real do ecossistema, apresentando o que tem funcionado ou não nas cidades de forma técnica e politicamente neutra; e eventos e ações do Valin para um público ainda mais amplo no Brasil e no mundo”.
Valin será destaque no Minas Summit, maior evento de inovação corporativa de MG, que acontece em 5 e 6 de junho no Minascentro, em Belo Horizonte.
Leia também:
- Vereador Kuruzu comenta manifestação por moradia em Ouro Preto
- Câmara de Ouro Preto cobra repasse de lucros de cooperativa de transportes
“Neste evento, apresentaremos para um público de milhares de pessoas, um apanhado amplo das melhores oportunidades do quadrilátero ferrífero”, destaca Kelson.
As cidades da região têm enfrentado dificuldades para atrair investimento público, e a volatilidade da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral) afeta diretamente a economia local. Por isso, o Valin pode ser um órgão estratégico no desenvolvimento econômico da região.
“Como temos visto, os investimentos, seja por conta da volatilidade da CFEM ou de questões mais amplas, como o investimento público em ferramentas como a UFOP, precisam vir de outras fontes e o Valin, ao longo de 7 anos, se mostrou extremamente confiável para o mercado e para os investidores na hora de vender o que de fato funciona ou tem potencial na área de inovação da região histórica”, finalizou Kelson.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.