Durante a 1ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, realizada na terça-feira (3), o vereador Carlinhos Mendes (Avante) apresentou avanços nas tratativas envolvendo a Associação Atlética Aluminas, acompanhadas por comissão específica do Legislativo após o pedido de retomada das terras.
Segundo o parlamentar, após diálogo e análise de pareceres, a Prefeitura de Ouro Preto e a empresa Novelis chegaram a um entendimento considerado positivo para garantir segurança à associação. De acordo com as informações repassadas à comissão, o acordo já está fechado e deverá ser formalmente assinado na próxima semana, marcando a primeira conquista do ano de 2026 relacionada ao caso.
“O acordo já está fechado. É garantido que o acordo está firmado”, afirmou Carlinhos Mendes durante a reunião.
Leia também:
- Mulher e criança de 2 anos são assassinadas em Mariana
- Ministério do Trabalho aponta falhas de segurança e jornada excessiva em acidente fatal na Nexus, em Ouro Preto
O vereador destacou ainda que, conforme garantido pelo prefeito Angelo Oswaldo (PV), as atividades atualmente desenvolvidas na Associação Atlética Aluminas não serão interrompidas durante o processo de formalização. Segundo ele, há um trâmite em andamento envolvendo a reintegração de posse e a posterior gestão das áreas pela prefeitura, mas a continuidade das atividades do clube foi assegurada.
Carlinhos Mendes ressaltou que o acordo envolve um conjunto mais amplo de medidas relacionadas às terras da Novelis no município. Entre os pontos citados estão a regularização de áreas que garantem a permanência da Associação Atlética Aluminas, a ampliação da Escola Tomás Antônio Gonzaga e a inclusão das terras da Maria Soares no mesmo pacote. De acordo com o vereador, o acordo contempla cerca de 35% de terras devolutas da empresa, que passarão a integrar o patrimônio do município.
O parlamentar afirmou que a comissão segue acompanhando o caso, com foco na responsabilidade, no diálogo institucional e no respeito à comunidade.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
