Durante a última reunião da Câmara Municipal, o vereador Alex Brito, do partido Solidariedade, compartilhou suas inquietações sobre a condição do cemitério municipal Parque da Saudade e da capela velório próxima à Rodoviária de Ouro Preto.
Brito propõe que a administração da capela velório, atualmente sob responsabilidade da paróquia do Pilar, seja transferida para uma funerária ou outra instituição privada. Ele argumenta que essa mudança garantiria o funcionamento ininterrupto do local, permitindo que famílias tenham mais tempo para se despedir de seus entes queridos.
Além disso, o vereador solicita ao município, especialmente à Secretaria de Obras, uma revisão abrangente do Cemitério da Saudade, o único cemitério municipal da cidade. Ele ressalta a necessidade urgente de restaurar o local, que atualmente está tomado pelo mato.
“É essencial que a capela velório possa funcionar 24 horas por dia para proporcionar mais tempo às famílias para se despedirem adequadamente de seus entes queridos”, enfatizou Brito, sugerindo uma possível transferência da administração da capela para uma entidade privada, como uma funerária.
Leia também:
- Março Lilás: Mariana tem campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de colo de útero
- Morre Tunico dos Telhados, artista único nascido em Ouro Preto
DENGUE TAMBÉM PREOCUPA O VEREADOR DE OURO PRETO
Outra preocupação levantada por Brito é a possibilidade de uma infestação de mosquitos da dengue devido a uma caixa d’água no cemitério. Ele alerta para os potenciais impactos negativos que isso poderia ter para a comunidade.
O vereador apela diretamente ao prefeito Angelo Oswaldo, pedindo uma intervenção imediata para reestruturar o Cemitério da Saudade. Ele sugere um novo modelo, semelhante ao cemitério do Bom Jesus, visando garantir dignidade aos falecidos e seus familiares.
“Então fica aí nós pedido ao Prefeito Municipal, faço os pedidos diretamente para o prefeito Angelo Oswaldo de uma reestruturação imediata, menstruação já do Cemitério da Saudade”
Por fim, Brito faz uma proposta para que a paróquia transfira a gestão da capela velório para uma entidade privada, como uma funerária ou lanchonete. Isso permitiria uma melhor manutenção do espaço e seu funcionamento ininterrupto.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Vereador de Ouro Preto demonstra preocupação com cemitério e capela velório […]