Ricardo Gringo foi eleito como vereador pelo partido Republicanos, do candidato derrotado à Prefeitura de Ouro Preto Duarte Júnior. Mesmo com essa realidade posta, ele não garantiu nem ser um opositor nem ser um apoiador do prefeito Angelo Oswaldo (PV) durante os próximos quatro anos. Em entrevista concedida durante a cerimônia de diplomação, ele garantiu que não vai “entrar nesse jogo”.
Gringo foi eleito com 652 votos, sendo o único representante de seu partido a alcançar uma cadeira na Casa Legislativa, entrando pelo coeficiente eleitoral. Duarte Júnior, por sua vez, teve 20.273 votos e fez a campanha baseada em críticas ao atual governo e propostas de mudanças e esteve há a menos de mil votos de sair vencedor.
Leia também:
- UFOP, IFMG e Prefeitura de Ouro Preto firmam parceria inédita em prol da inovação
- Corpo encontrado em Mariana pode ser de jovem decapitado em crime brutal
Mesmo com essa realidade, Ricardo opta por não se declarar de oposição. Segundo ele, a entrada para o partido Republicanos não foi uma decisão ideológica, mas sim um cálculo eleitoral.
“Estudei qual partido me daria mais chances de ser eleito. Foi o único partido que me deu reais condições de ser eleito com 652 votos. Eu digo que acertamos na mosca com essa escolha”, disse Ricardo.
Questionado sobre sua posição diante do governo de Angelo Oswaldo, Ricardo reiterou sua postura independente. “Eu não sou nem oposição, nem situação. Estou aqui com o objetivo de atender aos anseios do povo. Não vou entrar nesse jogo de oposição e situação.”, destacou. Ele afirmou que não permitirá que disputas partidárias interfiram em sua atuação como vereador.
Sobre sua atuação na Câmara, Ricardo destacou que suas prioridades serão projetos voltados para associações de bairros, cooperativas e melhorias na saúde. “Minha pauta principal será voltada para associações de bairros e cooperativas. Já apresentei essas ideias nas campanhas políticas e nas minhas redes sociais. Quero trabalhar para transformar essas propostas em ações concretas.”
Com sua experiência como servidor público de carreira na polícia penal e uma trajetória política que inclui a coordenação de cinco campanhas para vereadores, Ricardo se diz preparado para o novo desafio. “É uma emoção muito grande estar aqui representando a população de Ouro Preto“.
Agora diplomado, Ricardo Gringo se prepara para a posse, marcada para o dia 1º de janeiro, juntamente com o prefeito, a vice-prefeita e os outros 14 vereadores eleitos.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.