Durante a 1ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, realizada na terça-feira (3), o vereador Renato Zoroastro (PSB) apresentou o Requerimento nº 8/2026, encaminhado ao Executivo Municipal, solicitando a realização de estudos técnicos e orçamentários para viabilizar um convênio ou parceria com o Centro Especializado em Reabilitação (CER II) de Itabirito.
O objetivo do requerimento é garantir o fornecimento de lanche ou vale-lanche aos pacientes de Ouro Preto que se deslocam diariamente até Itabirito para tratamento e reabilitação. Segundo o parlamentar, muitos usuários saem do município por volta das 5h da manhã e retornam apenas no período da tarde, enfrentando uma longa jornada de deslocamento e atendimento, muitas vezes em jejum.
Leia também:
- Mulher e criança de 2 anos são assassinadas em Mariana
- Ministério do Trabalho aponta falhas de segurança e jornada excessiva em acidente fatal na Nexus, em Ouro Preto
Na justificativa, Renato Zoroastro destacou que a medida busca assegurar conforto, dignidade e segurança alimentar aos pacientes, especialmente aqueles em condições de saúde mais delicadas ou em situação de vulnerabilidade social. O vereador ressaltou ainda que o fornecimento de alimentação vai além de um gesto humanitário, configurando-se como uma política pública essencial para garantir melhores condições de tratamento.
“Outros municípios já fornecem esse tipo de apoio. A Prefeitura de Mariana, por exemplo, oferece auxílio alimentação aos usuários do CER. Por que Ouro Preto também não pode contar com essa prerrogativa?”, questionou o vereador. Ele acrescentou que, embora o transporte já seja disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o tempo de espera entre atendimentos torna necessário o suporte alimentar aos pacientes.
O requerimento solicita que a Secretaria Municipal de Saúde avalie a viabilidade da proposta, seja por meio de recursos próprios ou da formalização de parcerias, com o objetivo de atender a população que utiliza o serviço do CER II em Itabirito.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.
