A partir de hoje, a Receita Federal libera a consulta do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2023. O lote contempla também restituições residuais de anos anteriores.
No total, mais de seis milhões de contribuintes receberão R$8,5 bilhões ao todo. A maior parte irá para os contribuintes prioritários. Por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, os contribuintes gaúchos que regularizaram a declaração em julho entraram como prioridade para restituição. Mês passado, 252.738 foram contemplados e este mês cerca de 54,2 mil contribuintes do estado estão na lista.
Confira os grupos contemplados:
- Contribuintes que informaram a chave PIX do tipo CPF (5.711.130)*
- Contribuintes que não informaram a chave PIX e não são parte de grupo prioritário (172.719)**
- Contribuintes entre 60 e 79 anos (95.040)
Contribuintes gaúchos (54.241) - Contribuintes com mais de 80 anos (14.756)
Contribuinte com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (9.672)
*Desde 2023, informar a chave PIX dá prioridade no recebimento da restituição.
**Primeiro lote com contribuintes não prioritário
Leia também:
- Jovem de 17 anos é apreendido com quase 100 pinos de cocaína em Itabirito
- Idoso de 72 anos morre atropelado por trem em Itabirito
Para consultar o contribuinte pode acessar a página dedicada da Receita Federal. Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
O pagamento será feito até o dia 31 de julho, na conta ou na chave Pix informada. Caso o contribuinte não esteja na lista, ele poderá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato para verificar pendências. Caso encontre, poderá enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
Caso o valor não seja depositado, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por um ano. Em caso de não resgatar no prazo, será necessário requerer o valor pelo e-CAC.
A restituição do Imposto de Renda é dividida em cinco lotes, dois já foram liberados em 1º de maio e 28 de junho. O terceiro, cuja consulta está disponível, será liberado no dia 31 de julho. Os outros dois acontecem em 30 de agosto e 30 de setembro.
Com informações da Agência Brasil
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.