Buscando acompanhar as evoluções digitais da atualidade, Ouro Preto dá um passo importante no campo da tecnologia telefônica com a implantação de torres de transmissão capazes de transmitir o sinal 5G. Em breve, o sistema estará disponível para toda a população e, mais uma vez, o município avança em inovação e tecnologia na Região dos Inconfidentes.
Leia mais: Câmara Itinerante acontecerá na próxima terça-feira (16), no distrito de Antônio Pereira
O responsável pelo projeto de lei é o vereador Vantuir Silva (PSDB) que afirma que o serviço é muito importante para a nossa cidade:
“É com muita satisfação que recebemos a informação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelo secretário Felipe Guerra, que, nos próximos dias, chegará ao nosso município a empresa que fará a instalação da internet 5G, que trará inovação na tecnologia para a nossa região, sendo Ouro Preto uma das primeiras cidades a ser contemplada”, destacou.
O prefeito Angelo Oswaldo ressalta que essa era uma deficiência gravíssima para o desenvolvimento socioeconômico de Ouro Preto, do ponto de vista tecnológico na comunicação digital. “Nós avançamos agora com a tecnologia 5G, que é uma conquista da maior importância para o avanço da nossa cidade, sendo que, sem isso, nós estaríamos condenados a um ritmo moroso e completamente em descompasso com a atualidade nacional e internacional. Por isso, saímos na frente com a implantação do sistema 5G e isso representa uma grande revolução tecnológica em Ouro Preto”, afirma o prefeito.
Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, destaca que, no Brasil, hoje, a internet 5G é uma das principais tecnologias para facilitar a vida das pessoas, das empresas, do serviço público e das instituições em geral: “A Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com Câmara, através de um projeto de lei do vereador Vantuir, saiu na frente regularizando a internet 5G e mostrando resultado. Nós estamos iniciando um processo com a empresa IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, da Inglaterra, para implantação desse sistema 5G em nossa cidade”.
Leia mais: Câmara Itinerante acontecerá na próxima terça-feira (16), no distrito de Antônio Pereira
Sistema do 5G em Ouro Preto
Desenvolvida e implantada pela IHS Brasil, subsidiária da IHS Towers, uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo, a tecnologia de conectividade é camuflada em mobiliário urbano. São elementos integrados às características do ambiente, como os bancos de praça que acomodam em seu interior toda a infraestrutura de telecomunicação.
Uma solução que permite uma implantação sustentável, ágil, respeitando o entorno e as características urbanas, em locais como parques e praças públicas, com menor impacto visual e, do ponto de vista técnico, com todas as funcionalidades de um equipamento tradicional, atendendo muito bem a necessidade de adensamento de rede das operadoras, que aumenta com a chegada do 5G.
Esta inovação também ganha o formato de floreiras, estruturas que servem como um rack para abrigar equipamentos, cobertas por flores na parte de cima. Soluções que são complementadas por postes de rua cilíndricos, semelhantes a postes de iluminação, que guardam em seu próprio interior os equipamentos e acessórios necessários, gerando o mínimo de intervenção visual.
Parceria com o Hub de Inovação
Em conversas feitas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, foi sinalizado também o interesse da empresa em participar de ações e projetos juntamente do Hub de Inovação, que o município tem planejado em parceria com o campus Ouro Preto do IFMG.
Sobre este ambiente de inovação, na próxima quarta-feira, dia 17 de maio, o Hub terá seu pontapé inicial assinado pelo prefeito Angelo Oswaldo e mais informações sobre o projeto serão apresentados em evento gratuito, a partir das 15h, na sede da ACEOP, a Associação Comercial de Ouro Preto, no endereço: R. São José, 132, Centro.
Informações dão conta de que Tem uma multinacional, especializada em implementar torres de telefonia, chegando (já com trabalhos realizados). Ela é a responsável por implementar as antenas de 5G. Diretores da Tim e Claro estarão presentes na reunião, falando sobre a chegada do 5G com essa implementação. Além disso, vamos fazer umas pesquisas de telecomunicação (e, veja bem, possibilidade de estudo de 6G) no Hub.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Prefeitura assina permissão para instalação de antenas de 5G em Ouro Preto […]
[…] Prefeitura assina permissão para instalação de antenas de 5G em Ouro Preto […]