Na última quarta-feira (26), em entrevista à Rádio Real, o vereador de Ouro Preto, Wanderley Kuruzu (PT), trouxe um dado alarmante a respeito do consumo de água na cidade. Segundo ele, ao dividir a produção da captação de água pelo número de moradores, o antigo Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE) chegou ao resultado de que cada pessoa das residências gastava entre 450 litros a 650 litros de água por dia.
Em comparação, a ONU recomenda que o consumo mensal de uma pessoa seja de 3.300 litros, cerca de 110 litros por dia. Sendo assim, foi detectado grandes proporções de desperdício de água em Ouro Preto.
Leia também: Empregos formais em Ouro Preto crescem pelo quarto mês seguido
Hidrômetros em Ouro Preto
O vereador ainda falou sobre o tão temido hidrômetro que há cerca de dois anos foi instalado nos imóveis da cidade. Do seu ponto de vista, o aparelho utilizado para medir o consumo de água toda vez que ela é usada, traz responsabilidade ambiental e justiça social, por isso, é preciso ser instalado de forma correta respeitando cada casa ou estabelecimento.
Fiscalização das contas
Kuruzu também destacou a importância da fiscalização por parte da prefeitura e da população acerca dos preços das novas tarifas obtidas na readequação do contrato entre o município de Ouro Preto e a Saneouro no mês de maio. Bem como pediu mais informações a respeito das tarifas cobradas nas contas de água que é de responsabilidade social também da prefeitura.
‘‘Além da prefeitura, é preciso incentivar igualmente os usuários nesta fiscalização. Falta também, informações de como olhar de forma correta o consumo na conta de água. Muitas pessoas que eu converso não tem noção de como analisar as cobranças’’.
Leia também: Vereadora de Ouro Preto visita DNIT e cobra solução para acidentes da BR-356
Com várias crises ambientais iminentes no Brasil e no mundo, e a água está nesse meio, é preciso proteger esse bem que é direito de todos e utilizar da maneira mais sustentável possível.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiário na Rádio Real FM e no Jornal Galilé.
[…] Consumo de água em Ouro Preto é cerca de 4 vezes maior do que o recomendado pela ONU […]
[…] Leia também: Ouro Preto consome 4 vezes mais água do que ONU recomenda […]