Na última quarta-feira (02), após um período de quase três anos de restauração, a Casa de Câmara e Cadeia de Mariana, localizada na Região Central do estado, foi reaberta ao público. A histórica estrutura, projetada pelo mestre José Pereira dos Santos em 1795, passou por intervenções que preservaram sua arquitetura original e revelaram descobertas surpreendentes sobre o local.
Leia também: Mariana: Trio Parada Dura confirma show na Primaz de Minas
Durante o processo de restauração, o forro de gamela foi cuidadosamente restaurado, e detalhes ornamentais originais foram preservados em uma das paredes. No subsolo, que costumava abrigar a cadeia durante a época colonial, foram encontradas assinaturas atribuídas aos antigos detentos, além de um sistema hidráulico bem desenvolvido.
Um dos pontos destacados na restauração foi a acessibilidade, com a conversão de uma janela em porta na fachada posterior e a instalação de um elevador para atender pessoas com mobilidade reduzida. O investimento total, aproximadamente R$ 3,9 milhões, resultou de uma colaboração entre o governo federal e a Prefeitura de Mariana.
O chefe de divisão técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MG) ressaltou a importância da Casa de Câmara e Cadeia de Mariana como um componente icônico da cultura barroca mineira. Durante o processo de restauração, pinturas decorativas parietais, grafismos e inscrições foram descobertos sob camadas de tinta, trazendo uma nova perspectiva sobre a história política da instituição.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Casa de Câmara de Mariana é reaberta após três anos […]