Pelo terceiro ano, o Festival Tudo é Jazz estará em Ouro Branco. Nos dias 28 e 29 de setembro (sábado e domingo), a cidade será palco de uma intensa programação gratuita com shows e oficinas, que acontecerão na Praça da Rotas, atrás da Igreja Matriz. Desta vez, o evento cultural artístico, que está na 22ª edição, vai homenagear os geniais Ray Charles e Pixinguinha com tributos musicais e exposição.
O Tudo é Jazz, que nasceu em Ouro Preto, extrapolou fronteiras após a pandemia e chegou em Ouro Branco, Congonhas, Itabirito e Belo Horizonte, com o objetivo de democratizar o gênero musical. E, para alcançá-lo, mescla o jazz a outros estilos de músicas mais elaboradas que atraem novos públicos. “O festival promove o intercâmbio entre os mais variados estilos de jazz do Brasil e do mundo e, com o passar dos anos, veio agregando uma pluralidade sonora, sempre com o jazz como fio condutor”, comenta Rud Carvalho, diretor do evento.
Leia também:
- Segunda Semana do Desenvolvimento Econômico acontece até sábado (21) em Ouro Preto
- Resumo do primeiro debate dos candidatos à Prefeitura de Ouro Preto
A cada edição, o Tudo é Jazz é ilustrado com uma exposição artística e, este ano, traz desenhos e rabiscos de autoria do artista e estilista Ronaldo Fraga, retratando os homenageados, que poderá ser visitada de 26 a 30 de setembro na Praça das Rotas, em Ouro Branco. “Todas as minhas criações partem do caderno de desenho. Sou um ser analógico. Amo essa coisa do rabisco e do desenho. Desde o primeiro momento que foi proposto e aceito pela direção do Tudo é Jazz que o encontro deste ano fosse entre esses dois gênios da música internacional e brasileira, eu comecei a rabiscar e a desenhar os dois sem compromisso algum. O resultado dessa catarse estará na exposição”, comenta o artista, responsável também pela direção artística do festival, assinando a identidade visual das peças gráficas e a cenografia da exposição itinerante e dos palcos todas as cidades por onde o evento acontece.
Neste ano, a curadoria do Tudo é Jazz é do pianista, compositor e arranjador Gustavo Figueiredo e a direção geral do produtor cultural, Rud Carvalho e realização da Alce – Associação Livre de Cultura e Esporte.
Em Ouro Branco, o Tudo é Jazz é realizado com patrocínio da Gerdau e da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Possui também patrocínio da Brasilcap e do Farid Supermercados, pela Lei Rouanet.
Confira a programação:
Exposição “Ray Pixinguinha” – de 26 a 30 de setembro.
Local: Praça das Rotas – Atrás da Igreja Matriz
Programação musical
Local: Praça das Rotas – Atrás da Igreja Matriz
28/09 – Sábado
• 19h – Nil Jaizz convida Daniel Vieira
• 20h15 – Groove de Vinil
• 21h30 – Ray Charles Forever por Daniel Lima Quarteto
29/09 – Domingo
• 11h – Grupo Corpo Cidadão
• 11h30 – Oficina Culinária “Comida com História”
• 13h30 – Tributo a Pixinguinha com Túlio Araújo
• 15h – Rafa Marinho e a Nave do Cerrado no Terreiro da Alegria
A programação é totalmente gratuita.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.