A pesquisa eleitoral realizada pela Edimig Editora Ltda em Ouro Preto (MG) mostra que o atual prefeito, Angelo Oswaldo (PV), que busca a reeleição, lidera a corrida com 29,3% das intenções de voto na pesquisa espontânea. O segundo colocado é Duarte Júnior (Republicanos), com 19%, seguido por Du Evangelista (PSOL), com 7,3%, e Pastor Mazinho (PL), com 0,8%. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais, segundo a metodologia publicada no registro da pesquisa, que foi realizada até o dia 09 de setembro e registrada dia 17.
A publicação dos dados se deu no site Diário de Minas, portal que é mantido pela EDIMIG.
Leia também:
- Ouro Preto pleiteia selo de ‘Cidade Criativa’ pela Unesco
- Resumo do primeiro debate dos candidatos à Prefeitura de Ouro Preto
Na pesquisa estimulada, Angelo Oswaldo tem 37%, enquanto Duarte Júnior aparece com 29,5%, Du Veloso com 9,3% e Pastor Mazinho com 3,8%.
A gestão de Angelo Oswaldo tem 76,1% de aprovação, somando as avaliações “ótimo”, “bom” e “regular”. A pesquisa, registrada sob o número MG 02374/2024, e segundo a divulgação, seguiu todos os critérios da legislação eleitoral e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Sobre os serviços públicos, os principais problemas apontados pela população são relacionados a água e esgoto (29,3%), saúde (14,3%), transporte público (14,3%) e impostos/custo de vida (8,3%).
Quanto à influência política, 67,5% dos entrevistados afirmaram que votariam em um candidato apoiado por Lula, enquanto 31,5% votariam em um candidato apoiado por Bolsonaro. A pesquisa também revelou que os eleitores valorizam honestidade (47,3%) e um bom plano de governo (46,3%) como as principais qualidades esperadas do próximo prefeito.
Metodologia da pesquisa eleitoral em Ouro Preto
A pesquisa foi conduzida utilizando o método de survey quantitativo, com entrevistas presenciais realizadas em domicílio por meio de questionário estruturado e padronizado em plataforma digital. A amostra incluiu 400 eleitores de Ouro Preto, a partir de 16 anos, selecionados com base em quotas proporcionais de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
A coleta de dados foi monitorada e revisada, com 10% das entrevistas reavaliadas para garantir a qualidade dos dados.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.