A Secretaria de Desenvolvimento Social de Ouro Preto recebeu a equipe da Assistência Social da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, na quarta-feira (19), para mostrar o funcionamento do CRAS Volante. Os servidores da cidade vizinha tiveram a oportunidade de entender as características do trabalho desenvolvido e as nuances da legislação que incide sobre esse equipamento público. Também foi possível trocar experiências para que a iniciativa seja implementada naquele município, no futuro.
Na ocasião, a van do CRAS Volante, que funciona como escritório itinerante e dá suporte para que o equipamento público chegue às localidades distantes, foi apresentada. O secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, pontuou os avanços do CRAS Volante no território ouro-pretano. “Estamos em constante aperfeiçoamento, mas, já avançamos muito nos distritos. Agora, trabalhamos para garantir acesso à internet dentro da van”, ressalta.
A secretária da Pasta de Conselheiro Lafaiete, Aline Gonzaga, pontuou que há necessidade de atender as comunidades quilombolas e ciganas, além de ampliar os postos de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico). O encontro também envolveu o gerente de Assistência Social, Luiz Gustavo de França, a diretora da Proteção Social Básica, Rigeli Mapa, a diretora administrativa, Maria Aparecida de Almeida Dias, o especialista em relações institucionais da Samarco, Guilherme Louzada, a representante da vice-prefeita, Daniele Endy, profissionais do Setor de Captação de Recursos e do CRAS Volante. Estiveram presentes as servidoras de Conselheiro Lafaiete: a secretária adjunta, Adriana Henriques, a gerente da Proteção Básica, Michele Luiz, e as assistentes sociais, Roberta Saborido e Eliane Zebral.
Leia também:
- Ouro Preto institui Dia de Combate à Intolerância Religiosa
- Ouro Preto se prepara para uma Semana Santa de Fé, Cultura e Tradição
CRAS Volante
O CRAS Volante foi instituído em Ouro Preto pela Lei Complementar nº 211, de 25 de maio de 2022, com o objetivo de auxiliar os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de referência, principalmente em localidades afastadas da sede, como áreas rurais, comunidades indígenas e quilombolas. Estruturado em uma van, o equipamento leva os serviços de assistência social as famílias, entre eles, o CadÚnico, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Autista (CIPTEA) e Identidade Jovem (ID Jovem).
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.