Foi lançado na última quinta-feira (24), no Cine Teatro Municipal de Mariana, o programa “Desponta Mariana”. A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, reúne ações voltadas à cultura, ao turismo e à economia criativa do município. O programa Desponta Mariana é estruturado em quatro eixos: identificação, formação, difusão e fomento.
De acordo com a gestão municipal, o programa Desponta Mariana parte de uma política cultural de médio e longo prazo e tem como base o planejamento técnico, a escuta de agentes culturais e a articulação com instituições estaduais e federais. Algumas das ações do programa “Desponta Mariana” já estão em execução desde o início da atual gestão, como a Caravana da Cultura e o curso Caminhos da Cultura.
Leia também:
- Vice de Mariana processa prefeito e vereadores por aumento aprovado no ano passado
- Autor da ‘Chacina de Itabirito’ é condenado a 126 anos de prisão

Eixos e ações do programa
Identificação
O eixo de identificação prevê a criação do Inventário Sociocultural Municipal, o Cadastro de Economia Criativa e uma plataforma digital georreferenciada com informações sobre agentes, eventos e espaços culturais de Mariana.
Entre os projetos estão o Mapeamento Cultural Perceptivo, que faz o levantamento colaborativo de artistas, grupos, manifestações culturais e bens do patrimônio imaterial, e o Mapa da Cultura, ferramenta de registro e consulta pública.
Formação
O eixo de formação tem foco na qualificação dos agentes culturais e criativos. O programa Caminhos da Cultura oferece oficinas sobre escrita de projetos, elaboração de orçamento e prestação de contas.
Outras ações incluem a parceria com o Minas Forma, para cursos técnicos em turismo, hospitalidade, audiovisual, moda e gestão cultural. Também fazem parte o projeto Desbravando Minas, com foco no setor de bares e restaurantes, e a Rodada Criativa, encontros mensais para troca de experiências e formação de redes entre produtores culturais.
Difusão
Voltado à visibilidade e circulação de produções culturais, o eixo de difusão reúne projetos como a Caravana da Cultura, que leva apresentações e oficinas a diferentes regiões de Mariana.
Também fazem parte as iniciativas Ateliê Aberto, que transforma espaços cotidianos em locais de criação e interação entre artistas e público; Banda na Praça, com apresentações no centro histórico; e o projeto Visit Mariana, voltado à promoção da cidade como destino turístico e cultural.
Fomento
No eixo de fomento, o programa prevê a criação de editais municipais, banco de projetos culturais, credenciamento de artistas e incentivo à captação de emendas parlamentares e recursos públicos e privados.
A proposta é estruturar uma política contínua de apoio técnico e financeiro à produção cultural local, por meio da orientação sobre leis de incentivo e da ampliação dos mecanismos de financiamento.

Durante o lançamento, o secretário de Patrimônio Cultural e Turismo de Mariana, Eduardo Batista, destacou o caráter técnico e colaborativo do programa: “O Desponta Mariana é um programa que traz como principal premissa a padronização e a sistematização. Ele representa um planejamento estratégico que só faz sentido se for construído de forma coletiva. Tudo que foi apresentado é resultado de seis meses de trabalho da Secretaria, com foco em fomentar a cultura e as artes e fortalecer o turismo. É um planejamento técnico e estratégico, mas é o começo de uma nova história”, afirmou.
Em outro momento, Batista ressaltou o papel da cultura como eixo de desenvolvimento: “A arte se ressignifica a cada instante. Ela se desdobra na salvaguarda do patrimônio, no produto cultural e em diversas cadeias produtivas. Isso gera trabalho, renda e pertencimento. O Desponta Mariana pensa nisso: valoriza a cultura local, impulsiona o turismo sustentável e conecta cultura, economia e identidade. Preservar o patrimônio é também cuidar das pessoas que compõem esse patrimônio.”
Representando a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Wirley Rodrigues, conhecido como Têko, reforçou o apoio do governo estadual: “Estar presente neste lançamento é reafirmar nosso apoio a um projeto que fomenta as artes, gera emprego e renda e fortalece Mariana como Polo das Artes em Minas Gerais. A cultura dessa cidade é pulsante e pode transformar a vida da população por meio da criatividade e do desenvolvimento econômico.”
Metas do programa Desponta Mariana
Entre os objetivos do programa Desponta Mariana, estão:
- Ampliar o acesso à cultura em distritos e comunidades;
- Profissionalizar agentes culturais e criativos;
- Aumentar o número de eventos realizados anualmente;
- Valorizar saberes e fazeres tradicionais;
- Estimular o turismo de experiência e o consumo cultural consciente;
- Diversificar a base econômica de Mariana com inovação e identidade.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
