Prefeitura de Conselheiro Lafaiete anuncia exonerações no alto escalão

Prefeitura de Conselheiro Lafaiete anuncia exonerações no alto escalão

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete anunciou, nesta terça-feira (22), novas exonerações no primeiro escalão do governo Leandro Chagas. Foram publicadas três portarias no Diário Oficial, comunicando as saídas de dois secretários e a nomeação de uma nova procuradora coordenadora-geral.

Foram dispensados dos cargos de confiança Daniel Santana Soares, até então secretário municipal de Administração (Portaria nº 601/2025), e Matheus Gonçalves Godoy Granha Borba, que ocupava o cargo de controlador geral do Município (Portaria nº 602/2025). Ambos os cargos são de livre nomeação e exoneração, e a prefeitura não apresentou justificativas para as decisões. Até o momento, não foram definidos os nomes que assumirão interinamente as funções.

Na mesma data, a advogada Paula Fabiana Oliveira Barbosa foi nomeada para o cargo de procuradora coordenadora-geral (Portaria nº 603/2025). Ela assume a função nesta quarta-feira (23), no lugar de Fabiano Zebral, que foi exonerado na semana anterior, no dia 15 de julho, após 17 anos atuando em cargos comissionados na estrutura da Procuradoria.

Servidor efetivo desde 1996, Fabiano Zebral retorna ao cargo de origem, de agente administrativo, e segue na administração pública. Em declaração, ele afirmou que sua saída foi uma decisão da gestão, comunicada pessoalmente pela procuradora-geral no mesmo dia da publicação da portaria. Segundo Zebral, sua exoneração integra um processo de reestruturação técnica da Procuradoria, que agora passa a contar com sete novos procuradores aprovados em concurso público, convocados no último dia 14.

Leia também:

As exonerações fazem parte de uma nova política do município de Conselheiro Lafaiete, que busca fazer com que a Procuradoria não tenha procuradores comissionados. Essa transição é parte de um processo de correção estrutural, com base em decisão judicial e na lógica de proporcionalidade entre cargos efetivos e comissionados.

Com menos de sete meses de governo, a administração Leandro Chagas já contabiliza ao menos três trocas em secretarias municipais, incluindo a de Saúde. A terça-feira (22) também foi marcada por uma série de exonerações em cargos comissionados de segundo e terceiro escalões, indicando uma nova fase de estruturação do Executivo municipal.

As recentes movimentações ocorrem em meio a cobranças por maior regularidade no preenchimento de cargos por meio de concurso público, além de ajustes estratégicos nas áreas jurídica e administrativa da prefeitura.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment