O feriado 15 de agosto e pontos facultativos vão alterar o funcionamento dos serviços públicos em cidades da Região dos Inconfidentes e outras localidades de Minas Gerais. As datas foram definidas por decretos municipais e marcam celebrações religiosas tradicionais.
Em Ouro Preto, o Decreto nº 8.892 estabelece ponto facultativo na sexta-feira (15), em homenagem a Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Lapa. A medida vale para repartições públicas municipais, com manutenção de serviços essenciais como saúde, segurança, limpeza urbana e abastecimento de água.
Em Mariana, o Decreto nº 12.412 também prevê ponto facultativo na mesma data, que celebra a Assunção de Nossa Senhora, padroeira da Arquidiocese de Mariana. Assim como em Ouro Preto, setores essenciais como transporte público, saúde e defesa civil vão manter o funcionamento normal.
Em Itabirito, o feriado 15 de agosto é municipal e celebra Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da cidade. A programação inclui missas, novenas, procissão e atividades religiosas organizadas pela paróquia local.
Leia também:
- Defesa Civil alerta: risco de contaminação após acidente com soda cáustica
- Carreta com soda cáustica tomba em Ouro Preto
Além da Região dos Inconfidentes, outras cidades de Minas Gerais terão folga no dia. Belo Horizonte comemora a mesma padroeira de Itabirito, Nossa Senhora da Boa Viagem. Em Ipatinga e Patos de Minas, a data também é feriado municipal.
No restante do país, o 15 de agosto é feriado em Fortaleza (CE), pela Assunção de Nossa Senhora, e em todo o estado do Tocantins, pelo Dia do Senhor do Bonfim.
Com a adoção de feriado ou ponto facultativo, as prefeituras reforçam que os serviços essenciais permanecem disponíveis. Os demais setores retomam as atividades na segunda-feira, 18 de agosto.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
