O Projeto Vozes Femininas – Do Silêncio ao Grito – será realizado em Ouro Preto, neste sábado (20), com programação cultural e social dedicada ao combate à violência contra a mulher e de gênero. A iniciativa acontece às 14h, no Paço da Misericórdia, no centro da cidade.
O projeto é promovido pelo Viaduto das Artes, com financiamento do Ministério da Cultura, por meio de emenda da deputada federal Duda Salabert (PDT), que estará presente no evento. A proposta une arte, diálogo e mobilização social, em uma imersão artística de acolhimento, protagonizada por seis artistas mulheres.
A equipe reúne diversidade de vivências e trajetórias: mulheres trans, pessoas não binárias, mulheres 60+, mulheres negras e pessoas de religiões de matriz africana. Essa pluralidade é considerada parte da força do projeto.
Leia também:
- Consórcio de construtoras vence leilão pela BR-356 entre BH, Ouro Preto e Mariana
- Justiça expede mandado de prisão contra PM condenado por matar Igor Mendes
A participação de homens é permitida, mas somente na parte de trás do público, para não inibir nem coibir a fala das mulheres. O foco central é garantir um espaço seguro e de escuta para as mulheres presentes.
Durante as atividades, também são reforçadas orientações sobre a necessidade de combater o etarismo, a intolerância religiosa, o racismo, a homofobia e a transfobia. Além de práticas inaceitáveis, tais condutas configuram crimes.
O objetivo é assegurar um ambiente de acolhimento para todas as mulheres, independentemente de corpo, crença ou trajetória, destacando a importância do enfrentamento coletivo à violência de gênero.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
