Manas à Obra busca parceiros para oficinas de reparos domésticos

Alunos da UFOP publicam carta aberta contra demissões de terceirizados

Vinculado ao projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Núcleo de Investigações Feministas (Ninfeias), o projeto Manas à Obra tem como objetivo instruir mulheres universitárias e da comunidade ouro-pretana por meio de oficinas práticas em áreas como elétrica, hidráulica, marcenaria e instalação de equipamentos residenciais.

A iniciativa busca promover autonomia feminina e equidade de gênero pela democratização de saberes técnicos. Além disso, atua como rede de apoio educativa, produzindo materiais que ampliam o alcance dos conhecimentos transmitidos, ultrapassando os limites da sala de aula.

Atualmente, a iniciativa está em fase de captação de recursos, propondo parcerias com empresas, organizações e pessoas da região que possam fornecer ou doar materiais e equipamentos para as oficinas.

Leia também:

A coordenação do projeto é da professora Nina Caetano, do Departamento de Artes Cênicas da UFOP, com coorientação de Jéssica Cristina Teixeira da Costa, egressa do curso de Engenharia Elétrica, e auxílio das bolsistas Sabrina Toledo de Souza, da Engenharia Civil, e Paola Bárbara Cristo da Silva, do Direito.

O Ninfeias é um projeto de extensão que desde 2013 realiza ações em Ouro Preto e distritos com o objetivo de contribuir com as discussões acerca dos casos de violência que acometem as mulheres, adolescentes e meninas da região. As ações desenvolvidas vão desde oficinas para estudantes do ensino básico até performances realizadas em espaços públicos, além de rodas de conversa, debates e produção de cartilhas.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment