Vinculado ao projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Núcleo de Investigações Feministas (Ninfeias), o projeto Manas à Obra tem como objetivo instruir mulheres universitárias e da comunidade ouro-pretana por meio de oficinas práticas em áreas como elétrica, hidráulica, marcenaria e instalação de equipamentos residenciais.
A iniciativa busca promover autonomia feminina e equidade de gênero pela democratização de saberes técnicos. Além disso, atua como rede de apoio educativa, produzindo materiais que ampliam o alcance dos conhecimentos transmitidos, ultrapassando os limites da sala de aula.
Atualmente, a iniciativa está em fase de captação de recursos, propondo parcerias com empresas, organizações e pessoas da região que possam fornecer ou doar materiais e equipamentos para as oficinas.
Leia também:
- Consórcio de construtoras vence leilão pela BR-356 entre BH, Ouro Preto e Mariana
- Justiça expede mandado de prisão contra PM condenado por matar Igor Mendes
A coordenação do projeto é da professora Nina Caetano, do Departamento de Artes Cênicas da UFOP, com coorientação de Jéssica Cristina Teixeira da Costa, egressa do curso de Engenharia Elétrica, e auxílio das bolsistas Sabrina Toledo de Souza, da Engenharia Civil, e Paola Bárbara Cristo da Silva, do Direito.
O Ninfeias é um projeto de extensão que desde 2013 realiza ações em Ouro Preto e distritos com o objetivo de contribuir com as discussões acerca dos casos de violência que acometem as mulheres, adolescentes e meninas da região. As ações desenvolvidas vão desde oficinas para estudantes do ensino básico até performances realizadas em espaços públicos, além de rodas de conversa, debates e produção de cartilhas.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e O Mundo dos Inconfidentes.
