Mariana: Crasto ganha iluminação pública após anos de espera

Mariana: Crasto ganha iluminação pública após anos de espera

A iluminação no Crasto, comunidade quilombola localizada na zona rural de Mariana, foi inaugurada nesta segunda-feira (6). A Prefeitura instalou 32 postes e três transformadores de 37,5 KVA, com investimento de R$ 400 mil em recursos próprios. A medida visa melhorar a segurança, o conforto e as condições de mobilidade para os moradores da região.

O prefeito Juliano Duarte (PSB) esteve na comunidade e destacou a entrega. “Fizemos aqui toda a extensão de iluminação pública. São 32 postes, iluminação dos acessos do Crasto, com três transformadores e investimento de 400 mil reais com recurso próprio da prefeitura, trazendo luz a uma comunidade que aguardava muitos anos”, afirmou.

Leia também:

A instalação representa um avanço para o Crasto, que integra o conjunto de comunidades quilombolas de Mariana, ao lado de Vila Santa Efigênia, Engenho Queimado e Embaúbas. Essas localidades são reconhecidas por sua importância histórica e cultural, e também pela luta pelo reconhecimento de direitos territoriais e sociais.

Em 2015, o Crasto recebeu o certificado de reconhecimento como comunidade quilombola, reforçando sua identidade e seu papel na preservação da memória e da cultura afro-brasileira em Mariana.

Segundo a administração municipal, a iluminação no Crasto faz parte de um conjunto de obras em comunidades rurais, com foco na expansão de infraestrutura e melhoria da qualidade de vida dos moradores do campo.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment