Ouro Preto começa a consolidar uma nova frente econômica com a produção de cafés especiais. O município já plantou cerca de 30 mil novos pés de café e aposta na cafeicultura como alternativa de geração de renda no campo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (7) pelo prefeito Angelo Oswaldo (PV), em vídeo publicado nas redes sociais oficiais.
“Ouro Preto tem café e vai ter mais ainda. Uma associação de produtores de cafés especiais acaba de ser criada na região dos Inconfidentes. Com a nossa região, nós vamos ter uma produção bastante significativa”, afirmou o prefeito.
A produção ainda é recente no município, especialmente quando comparada a cidades vizinhas como Itabirito, mas vem ganhando espaço em distritos como Rodrigo Silva, São Bartolomeu e Glaura, que concentram os novos plantios.
A Prefeitura de Ouro Preto confirmou apoio integrado de três secretarias — Agropecuária, Desenvolvimento Econômico e Cultura e Turismo — para fortalecer a cadeia produtiva dos cafés especiais.
Leia também:
- Ministério do Trabalho aponta falhas de segurança e jornada excessiva em acidente fatal na Nexus, em Ouro Preto
- Influenciador mineiro Henrique Maderite morre e comove seguidores nas redes sociais; causa da morte ainda é desconhecida
“Garantimos pela Secretaria de Agropecuária, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela Secretaria de Cultura e Turismo todo o apoio à associação de produtores de cafés especiais”, destacou Angelo Oswaldo.
Segundo o secretário Sebastião Evásio, a proposta é incentivar o surgimento de marcas locais.
“O pessoal está animado, e nós queremos estar juntos também dando esse apoio para que em breve Ouro Preto tenha várias marcas de cafés da região dos Inconfidentes”, disse.
A Associação de Produtores de Cafés Especiais dos Inconfidentes (APCEI) foi criada em novembro de 2025 como desdobramento da articulação entre produtores, prefeituras e entidades do setor. A iniciativa começou a ganhar visibilidade com o 1º Dia de Campo do Café Especial Sustentável dos Inconfidentes, realizado em julho de 2025, no distrito de Rodrigo Silva.
A meta agora é consolidar a produção, estruturar uma marca regional e inserir o café especial como mais um elemento da identidade econômica e turística de Ouro Preto, ao lado do patrimônio histórico e cultural.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
