Em Belo Horizonte, o “Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade 2026 nas Cidades Históricas” foi lançado na manhã da última sexta-feira (6), durante coletiva de imprensa realizada no Palácio da Liberdade. A iniciativa visa consolidar Minas Gerais como um dos principais destinos carnavalescos do país.
Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em parceria com a Cemig e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, o evento contou com a participação do bloco Zé Pereira da Chácara, de Mariana, que veio acompanhado da Charanga Oi’to Tontos, e também do Bloco de Percussão Ponto de Cultura Tapera Real, de Conceição do Mato Dentro, da Batucada das Minas e da Charanga Pop, ambas de Tiradentes e do bloco BatCaverna, de Diamantina.
Leia também:
São 47 municípios participantes, que integram a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Entre os destinos estão quatro patrimônios culturais da humanidade, Ouro Preto, Diamantina, Congonhas e o complexo das Cavernas do Peruaçu, localizado em Januária.
De acordo com estimativas, Ouro Preto deve receber cerca de 60 mil foliões, movimentando aproximadamente R$ 20 milhões. São mais de 50 blocos de rua, escolas de samba e grandes atrações musicais, além do Carnaval da Tranquilidade em distritos como Lavras Novas e São Bartolomeu, que combinam programação cultural e experiências junto à natureza.
Já em Mariana, a folia terá o tema “O mar de gente tem um gigante à frente”, reunindo desfiles de blocos, escolas de samba e shows no centro histórico, com destaque para as celebrações do quase bicentenário do Zé Pereira da Chácara.
“Minas Gerais se torna realmente um patrimônio cultural do Carnaval. Antes as pessoas queriam ir para a praia nessa época do ano, hoje todo mundo quer vir para cá”, pontuou o vice-presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e prefeito de Diamantina, Geferson Burgarelli.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
