Vale realizará audiência pública do projeto Marés II em Belo Vale

A Vale promoverá uma audiência pública em Belo Vale para apresentar o projeto da Pilha de Disposição de Estéril e Rejeito (PDER) e Barragem Marés II, ambas estruturas localizadas na mina Fábrica, pertencente ao Complexo Paraopeba. O encontro acontecerá às 19 horas em 5 de março, na Escola Municipal Prefeito João Eustáquio. A empresa oferecerá transporte gratuito à comunidade.

A audiência pública visa apresentar o empreendimento, esclarecimento de dúvidas e registro das manifestações dos participantes. O evento faz parte do processo de licenciamento ambiental das estruturas, atualmente em fase inicial de análise pelo órgão ambiental.

Leia também:

De acordo com o diretor do Complexo Paraopeba, Eder Leite, o projeto é essencial para a continuidade das operações na mina Fábrica. “As estruturas são fundamentais para seguirmos produzindo na unidade de forma mais segura e sustentável. A PDER Marés II receberá, além de solo e rocha retirado da cava sem teores significativos de minério, o rejeito arenoso proveniente do processo de produção, reduzindo o impacto em barragens de rejeito”.

“Já a barragem de contenção de sedimentos Marés II terá função de controle ambiental. O licenciamento deste projeto reforça nossa atuação responsável e alinhada às melhores práticas ambientais”, afirmou.

Ainda segundo ele, ao possibilitar a continuidade operacional da mina Fábrica, o projeto assegura a manutenção dos empregos, a movimentação da economia local, incluindo a arrecadação de tributos e impostos, e o desenvolvimento da região.

A implantação da PDER Marés II prevê a geração de cerca de 470 postos de trabalho no pico de obras. A mina Fábrica está situada nos municípios de Ouro Preto, Belo Vale e Congonhas, mas o projeto da PDER e barragem Marés II está localizado exclusivamente em Belo Vale.

A empresa também divulgou que após o extravasamento de água registrado na unidade no fim de janeiro, está sendo realizada uma série de ações para restabelecer as condições das áreas afetadas, reforçar a segurança operacional e manter total transparência e esclarecimentos junto às autoridades e à sociedade.

Também foi implementado um sistema de videomonitoramento e medição de nível em tempo real e iniciou intervenções na Cava 18 da mina Fábrica, com foco na conformação da área, além de limpeza do sump Freitas II. As intervenções contemplam também a mina de Viga, em Congonhas, onde a empresa realiza desassoreamento dos sumps, inspeções na rede de drenagem e melhorias em acessos.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Vale realizará audiência pública do projeto Marés II em Belo Vale”

  1. […] Vale realizará audiência pública do projeto Marés II em Belo Vale […]

Leave a Comment