O Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, comentou a eleição do novo Papa, Leão XIV, ocorrida na tarde desta quinta-feira (8). Segundo ele, o início do novo pontificado representa a continuidade da missão da Igreja: “A Igreja, através da voz do Santo Padre, anuncia de novo o Evangelho”.
O novo Papa é o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que adotou o nome pontifício Leão XIV. A escolha foi confirmada às 18h07 (horário de Roma), com a saída da fumaça branca pela chaminé da Capela Sistina. O anúncio foi seguido pelo badalar dos sinos da Basílica de São Pedro, sinalizando ao mundo que os cardeais reunidos em conclave haviam chegado a um consenso sobre o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica. A multidão reunida na Praça São Pedro e na Via da Conciliação celebrou a escolha com aplausos e manifestações públicas de alegria.
A Arquidiocese de Mariana divulgou um vídeo em que Dom Airton se dirige aos fiéis para comentar a eleição. “Uma saudação para todos os diocesanos de Mariana, os padres, religiosos, religiosas, os leigos e me congratulo com todos pela eleição do Santo Padre, Papa Leão XIV”, disse. Ele acrescentou que “temos já o Papa, então a Igreja não está com a sede vaga”.
O arcebispo destacou a importância simbólica e pastoral da escolha de um novo Papa: “Ele, Papa Leão XIV, o vigário de Cristo na Terra. É ele que Cristo deixou para representá-lo. Por isso também ele se apresenta como aquele que tem alguma responsabilidade sobre as nações. É uma voz que muitas nações esperam ouvir”.
Leia também:
- ACTECH afirma que emissão registrada em Ouro Preto é vapor de água
- Prefeito de Ouro Preto reage à escolha de novo papa; veja

Para Dom Airton, o novo pontificado já começa com uma mensagem que aponta para o fortalecimento da missão da Igreja. “Essa mensagem que o Papa Leão XIV já apresentou para nós é um alento. Nós vamos continuar sendo a Igreja de Cristo na Terra”, afirmou.
O arcebispo também refletiu sobre os desafios contemporâneos e o papel da Igreja diante deles. “Existem guerras, existem dificuldades, existem problemas, mas nós precisamos lançar luzes sobre as coisas boas”, comentou. “Me parece que com esse gesto de desejar a paz para eliminar o medo dos discípulos de Cristo, o Papa Leão XIV começa o seu pontificado de um modo muito próprio”.
Leão XIV é pertencente à Ordem de Santo Agostinho e o primeiro pontífice norte-americano da história, sucedendo o argentino Francisco. Natural de Chicago, Illinois (EUA), Robert Francis Prevost nasceu em 14 de setembro de 1955. Estudou Matemática e Filosofia na Villanova University e Teologia em Chicago. Foi ordenado sacerdote em Roma, em 1982, e mais tarde concluiu o doutorado em Direito Canônico.
Com longa atuação missionária no Peru, foi diretor de formação, pároco e professor de seminário. Atuou como administrador apostólico em dioceses peruanas e exerceu funções em diversas comissões episcopais. Em 2023, o Papa Francisco o nomeou Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. No mesmo ano, foi criado cardeal.
Ao longo de sua trajetória, também foi membro de dicastérios da Cúria Romana ligados à evangelização, educação, doutrina da fé e vida consagrada. No início de 2025, foi promovido à ordem dos bispos com o título da Igreja Suburbicária de Albano.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.