Álbum do Vander Lee é lançado quase 10 anos depois de sua morte

Foto Julia Lanari

O cantor e compositor Vander Lee morreu no dia 5 de agosto de 2016. Em março deste ano, Vander Lee completaria 60 anos e para celebrar sua vida e obra, a Balaio Produções, responsável pela gestão de seu acervo, anuncia o lançamento do álbum “Vander Lee, Voz e Violão”. O projeto reúne 11 faixas em gravações inéditas, extraídas de seu arquivo pessoal, apresentando registros raros que evidenciam uma de suas marcas registradas: a interpretação voz e violão.

Vander Lee costumava, de tempos em tempos, reunir suas composições e registrá-las em estúdio, buscando gravações com qualidade superior às caseiras. Essas versões preservam a essência original das músicas, tal como foram compostas, antes de ganharem novos arranjos e serem lançadas em seus álbuns.

Leia também:

Entre os destaques do novo álbum estão Lenda, uma canção inédita de Vander Lee, nunca antes gravada; Outra Manhã, resgatada de seu primeiro disco e, por não estar disponível nas plataformas digitais, praticamente inédita para o público atual; e Idos Janeiros, parceria de Vander Lee com Flávio Venturini, apresentada em sua versão original, voz e violão. O álbum também traz versões exclusivas de Esperando Aviões, Pra Ela Passar, Do Brasil, Contra o Tempo, Lenço e Lençol, O Baile dos Anjos e Menino.

“Sambado” foi a primeira faixa lançada, que chegou às plataformas na última sexta-feira (14). Repleta de irreverência e bom humor, a canção reflete a criatividade marcante do compositor e se tornou icônica.

Em homenagem a um automóvel antigo, Vander Lee compôs Sambado, fazendo uma divertida analogia entre o carro e as Escolas de Samba:

“Meu carro é uma Escola de Samba, tá todo sambando na passarela.
Batendo tudo na descida, subindo avenida, batendo biela.
Na hora de dar a partida, é preciso torcida, é aquela novela.
Senão dá defeito na bomba, no cabo, no pino ou na pratinela.”

A canção foi gravada originalmente no álbum Vander Lee, ao vivo (2003) e posteriormente no CD Sambarroco (2012), consolidando-se como um dos clássicos de seu repertório.

Ao encontrar no acervo um conjunto de canções gravadas por Vander Lee em voz e violão, com excelente qualidade, Regina Souza — cantora, compositora e administradora de sua obra, além de sua companheira — compartilhou a descoberta com o produtor musical Ricardo Gama, as filhas e o filho do artista. A decisão foi unânime: o material deveria ser lançado exatamente como foi encontrado, passando apenas pelo processo de mixagem e masterização sob os cuidados de Gama.

Os filhos do artista comentaram sobre o lançamaneto do álbum:

Laura Catarina, 30 anos, cantora e compositora, lançou em 2023 o álbum em homenagem ao pai, “Estrela – Laura Catarina canta Vander Lee”. Desde então, vem percorrendo diversas cidades do Brasil com o show homônimo. “A pureza deste material nos lembra da simplicidade e essência do meu pai. Desejo que sua música toque cada dia mais corações, inspiração pura, de poesia que não tem validade. Vander Lee morreu poeta, e sua obra nunca morrerá enquanto cantarmos sua luz.”

“Estou muito feliz com esse lançamento. As músicas do meu pai sempre fizeram parte do meu dia a dia e, agora, com essas gravações inéditas, num formato mais íntimo e pessoal, me sinto ainda mais próxima de sua música.” – Clara Catarina, 22 anos, estudante de teatro e modelo e filha.

“Me sinto honrado e feliz em poder escutar registros tão precisos junto com as netas e neto do meu pai. Com esse lançamento, outras gerações poderão conhecer a obra e a história de Vander Lee.” – Lucas Catarina, 33 anos, cantor e compositor e filho.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Álbum do Vander Lee é lançado quase 10 anos depois de sua morte”

  1. […] Álbum do Vander Lee é lançado quase 10 anos depois da morte […]

Leave a Comment