Hoje (10), o distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, recebe pela primeira vez, o projeto “Sextas Abertas”, promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). A iniciativa oferece uma programação diversificada e gratuita, com oficinas que unem arte, artesanato, culinária e educação ambiental.
Entre as atividades está a oficina “Criação de Brincos e Colares com Resíduos Têxteis”, conduzida pela artesã Gislaine Matos. Outra oficina da programação será a de “Criação de Bichinhos com Folhas e Galhos Secos”, ministrada por Rose de Paula, fundadora e presidente da “Associação de Costureiras Vale da Benção”.
Leia também:
A programação também inclui a oficina de “Criação de Personagens Pop-Up”, ministrada pelo artista gráfico Fernando Siqueira, que traz ao público a possibilidade de experimentar a linguagem visual e interativa do papel. Na área da gastronomia, a oficina de culinária traz a receita do “Angu à Baiana”, oferecida por Rose Buffet, que apresenta este prato tradicional em duas versões: a original e uma adaptação vegetariana.
Paralelamente, a Gruta Nossa Senhora da Lapa, um dos patrimônios naturais mais emblemáticos da região, será palco da oficina de educação ambiental espeleológica “Conhecendo o Fantástico Mundo das Cavernas e os Encantos da Gruta Nossa Senhora da Lapa”, atividade conduzida por Filipe Leite e Aline Barbosa, que irão guiar os participantes em uma imersão educativa e sensorial pelo universo subterrâneo e suas riquezas naturais.
“Sou um grande fã do Sextas Abertas, acho sensacional poder levar cultura e diversidade para a população. Minha expectativa para a oficina é dialogar com a comunidade ouropretana sobre o mundo fascinante das cavernas, principalmente com os moradores de Antônio Pereira”, afirma o geocientista, Filipe Leite.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
