‘Marias’: artista de Ouro Preto expõe xilogravuras em Belo Horizonte

A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP Liberdade), em parceria com o Centro de Arte Popular (CAP) no Circuito Liberdade em Belo Horizonte, abre no próximo dia 23 de maio a exposição “Marias”, da artista plástica Ana Fátima Carvalho, com curadoria de Rachel Falcao. A mostra estará em cartaz até o dia 26 de junho, com entrada gratuita.

A exposição celebra a força, resiliência e presença da mulher, representadas por meio de xilogravuras da artista, que é professora do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP. Ana Fátima, mais conhecida como Fatinha Carvalho, explica que a série de trabalhos começou durante a pandemia da Covid-19, em 2020. “Dei esse nome (‘Marias’) porque acho que durante aquele período, todas nós, mulheres, tivemos nosso mundo revirado, com a família presa em casa – marido, filhos, netos… –, além do teletrabalho, e muito nos foi exigido. Tivemos que dar conta de tudo isso”, afirma.

A inspiração para a exposição também veio da emblemática canção de Milton Nascimento, “Maria, Maria”. “Por toda essa garra que tivemos. Somos todas Marias, tal como Milton escreveu e cantou”, reforça a artista. A própria família de Fatinha, composta por oito irmãs e um irmão, também é fonte de inspiração. Ela é a caçula. “Elas são a minha base, o meu refúgio e a minha força”.

A exposição conta com 12 xilogravuras de 60 cm de diâmetro e outras 10 de 32 cm de diâmetro. Também serão apresentadas as matrizes que deram origem às impressões sobre papel e tecido. A série, no entanto, está longe de ser concluída. “É um trabalho que ainda não foi terminado. Outras ‘Marias’ ainda devem ‘nascer’”, avisa a artista.

A curadoria da exposição é assinada conjuntamente por Ana Fátima Carvalho e Rachel Falcão, também artista plástica, professora e coordenadora do Núcleo de Arte & Ofícios da FAOP, doutora em artes visuais pela Escola de Belas Artes (UFMG).

A Artista Ana Fátima Carvalho é formada em desenho, pintura e gravura pela Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade da FAOP. Ela atua nas áreas de arte e cultura como professora de artes plásticas, arte/educadora, curadora de exposições e feiras, e produtora cultural. Seu trabalho artístico foca na gravura, especialmente na xilogravura.

VEJA ABAIXO O TEXTO CURADORIAL, DE RACHEL FALCÃO

Fatinha já realizou mais de 15 exposições individuais e participou de várias coletivas, sendo premiada no Salão de Gravura do SESI Rio de Janeiro, no Concurso Natal Nota Dez da FAOP e no Concurso de Tapetes Devocionais da Associação Comercial de Ouro Preto. Desde 2009, é professora e monitora em oficinas de eventos culturais. Entre 2013 e 2017, integrou a equipe do CASP-AD, onde desenvolveu um trabalho de arte, cultura, artesanato e reciclagem nas oficinas terapêuticas. Leciona na Escola de Arte da FAOP desde 2009 e participou da Residência Artística promovida pelo Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto (IA Ouro Preto) – Edição 2022. Desde 2023, ministra oficinas de estandartes afetivos e estamparia artesanal no distrito ouro-pretano de Antônio Pereira.

Leia também:

Faz parte da equipe de coordenação do Projeto Sextas Abertas da FAOP desde sua primeira edição, em 2016, oferecendo oficinas e coordenando a Feira de Arte e Artesanato. Este ano, recebeu Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Ouro Preto por sua trajetória artística.

Sobre a Xilogravura A xilogravura é uma técnica artística milenar que utiliza madeira como matriz para criar imagens reproduzíveis. A(o) artista entalha o desenho na madeira com ferramentas afiadas, deixando em relevo as partes que receberão tinta. A tinta, aplicada com rolo de borracha rígida, transfere a imagem para o papel ou outro suporte, resultando em estampas únicas de grande expressividade, caracterizadas por linhas e texturas marcantes. A técnica é muito usada em ilustrações, livros e cartazes.

SERVIÇO

  • Evento: Exposição Individual “Marias”
  • Artista: Ana Fátima Carvalho
  • Curadoria: Rachel Falcão e Ana Fátima Carvalho
  • Local: Centro de Arte Popular | CAP (Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes – Belo Horizonte / MG)
  • Abertura: 23 de maio de 2024
  • Período de visitação: 24 de maio a 26 de junho de 2024
  • Horário: terça a sexta, de 12h às 18h30; sábado e domingo de 11h às 17h

  Texto por: Rafael Campos

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment