A Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, realizará uma Audiência Pública no Distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, MG. O objetivo é ouvir a população afetada pelo maior desastre social e ambiental da história do país, causado pelo rompimento da barragem da Samarco, acolher demandas e encaminhar ações.
Leia mais: Aluguel alto em Mariana: assembléia para discutir moradia acontece neste sábado (29)
Como membro da Comissão, o convite é estendido a todos os membros desta Frente para participarem da audiência pública, que ocorrerá no dia 05 de maio, sexta-feira, a partir das 18:00h, na Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto, localizada na Rua C, n° 15 – Loteamento Dom Luciano, Distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, MG. O evento é aberto ao público e espera-se uma grande participação da comunidade local.
A última audiência sobre o tema aconteceu em Belo Horizonte, no último dia 27 de março. Na ocasião, as vítimas do rompimento de barragens expressaram insatisfação com a demora no recebimento das indenizações e exigiram participação nas negociações do novo acordo de reparação de danos. A mediação dessas tratativas está sendo conduzida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e envolve representantes da Samarco, suas controladoras (Vale e BHP Billiton), governos federal e estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo, além dos Ministérios Públicos federal e estaduais dos dois estados afetados.
Leia mais: Poder público busca Renova para resolver falta de água em Mariana
Na audiência de Março, o governo do estado cobrou celeridade das mineradoras. Segundo o secretário-adjunto Luís Otávio Milagres de Assis, dos 42 programas de reparação firmados em 2016, 26 estão atrasados e muitos não têm sequer metas definidas. Ele disse que a população tem pressa e o processo de negociação precisa ter celeridade. “O poder público não pode tolerar a postura protelatória das empresas, que judicializam todos os detalhes do processo de reparação de danos”, afirmou.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Audiência pública sobre acordo de Mariana acontecerá sexta (5) em Antônio Pereira […]
[…] Leia mais: Audiência pública sobre acordo de Mariana acontecerá sexta (5) em Antônio Pereira […]