A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a conta de luz de agosto virá com a bandeira Verde, ou seja, os consumidores não terão mais o acréscimo da bandeira amarela de R$1,88 a cada 100 kW/h.
Em nota, o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que “no final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”.
Após um mês com Bandeira Amarela, o país voltou à Bandeira Verde, por conta das condições favoráveis de geração de energia elétrica no país.
O custo é reduzido com a melhora das chuvas, pois o país tem como maior fonte de geração de energia as hidrelétricas que são mais baratas e menos poluentes que as termelétricas, usinas que usam o carvão para gerar energia e são ativadas em momentos de crise hídrica.
Leia também:
- Ônibus de turismo para de funcionar e é atingido por trem em Juiz de Fora
- Acidente em Ipatinga: criança morre e duas ficam em estado grave
Antes do aumento para o mês de julho, o país estava a 26 meses com a bandeira verde.
Ainda em nota a Aneel destaca a importância da conscientização do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”.
Sobre as bandeiras
A Aneel criou o sistema de bandeiras em 2015 para indicar aos consumidores os custos para a geração de energia no país. Ele representa o custo variável da geração de energia, considerando recursos disponíveis, uso de fontes renováveis e de fontes mais caras, como a termoelétrica.
Segundo a agência, com as bandeiras, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição da sua conta de energia, pois pode adaptar seu consumo à bandeira vigente. No regime anterior não havia indicativos sobre o valor da tarifa mês a mês e o consumidor não conseguia regular seu consumo a partir do custo da luz.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Bandeira verde: Conta de luz volta a ficar mais barata em Agosto […]