A mineradora Vale revelou ter encontrado “trincas superficiais” na Barragem Forquilha III, localizada na Mina de Fábrica, em Ouro Preto. O informe da empresa se deu nesta sexta-feira (13) e destaca que as condições de estabilidade da estrutura não foram alteradas. A zona de depósito de rejeitos de minério está no no nível 3 de emergência, o mais alto da classificação da Agência Nacional de Mineração (ANM), desde 2019.
A constatação das fissuras se deu após uma inspeção rotineira realizada pela própria Vale. Em abril deste ano a mineradora inclusive realizou reparos em anomalias da estrutura. No começo do mês passado, uma equipe técnica da ANM colocou a barragem em estado de alerta.
Leia também:
- Jornalista Giuliana Morrone fará palestra gratuita em Ouro Preto
- Bloco Chapado anuncia Matuê e te dá ‘333’ motivos para ir ao Carnaval de Ouro Preto
A Barragem Forquilha, localizada na mina de Fábrica, tem 77 metros de altura e armazena 19,4 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Ela está em processo de descaracterização, com previsão de conclusão em 2035.
A Mina de Fábrica fica em Miguel Burnier, há pouco mais de 50 min da sede de Ouro Preto. A região é repleta de outras barragens, além de ser polo de instalação de empresas minerárias.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.