A barragem Xingu, que fica na mina Alegria, em Mariana, teve o nível de emergência reduzido nesta terça-feira (15). Antes, ela estava em nível 2, mas recentemente esse nível foi reduzido para o nível 1. Essa decisão foi tomada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) depois de novos estudos e melhorias feitas no monitoramento da barragem.
Desde 2019, quando a barragem foi colocada no nível 2 de emergência, a Vale afirma que tem trabalhado para torná-la mais segura. Segundo a empresa, não há pessoas morando em áreas que correriam risco caso algo acontecesse com a barragem.
Leia também:
- Como as tarifas de Trump impactam a Região dos Inconfidentes?
- Comunidade de Antônio Pereira recebe primeira fase da nova praça da Vila Residencial
No mês passado, a Vale começou os primeiros passos para acabar com a barragem de vez, o que inclui preparar o local com acessos, instalar equipamentos para acompanhar a segurança da estrutura e proteger o meio ambiente ao redor. A previsão é que esse processo, chamado de descaracterização (quando a barragem deixa de existir como estrutura de rejeitos), termine em 2034.
A barragem Xingu faz parte de um programa da Vale que começou em 2019, com o objetivo de acabar com todas as suas barragens mais antigas e perigosas no Brasil. Ao todo, 17 dessas barragens já foram eliminadas — o que representa mais da metade do total — e a empresa já gastou mais de R$ 10 bilhões nesse trabalho. A barragem Xingu ainda é uma das 13 que restam nesse processo.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.