‘Abafaram nossa voz, mas esqueceram que não estamos sós‘ é a frase que finaliza o vídeo dos grupos femininos de Ouro Preto – Feminino Vozes EmCanto e Bateria Carabina – publicado na última quarta-feira (25). O trabalho audiovisual “Para todas as mulheres“ sela o encontro de dois grupos formados por mulheres da região de Ouro Preto e visa contrapor ao machismo estrutural.
O projeto foi uma inspiração da cantora Madu, que teve a ideia de unir os dois grupos para realizar a criação de um trabalho que envolveu mais de 40 mulheres em um movimento criativo e afetuoso.
O registro audiovisual e edição do video foi feita por Cecília Pinto e Júlia La Pluma.
Entre tantas potências femininas, destaca-se no trabalho, a presença do músico e produtor musical Marquinho Aniceto (Saramenha/Ouro Preto), que foi respeonsável pela captação, mixagem e masterização da música “Para todas as mulheres”, uma composição de Mariana Nolasco, que serviu de inspiração para a criação da obra audiovisual, filmada no belíssimo Parque das Andorinhas, onde foi realizada a gravação do audio.
Veja a produção:
“VOZES ENCANTO”
O grupo Vozes Encanto foi criado por alunas do curso de violão da Escola de Música Marquinho Aniceto, em 09 de fevereiro de 2022, na cidade de Ouro Preto. Formado por mulheres, instrumentistas e cantoras que, através da música valorizam e mostram a todos a harmonia que a arte faz na vida de cada um. Sob regência da Maestrina Maíra Batista, o grupo participou de diversos eventos, como o lançamento do cd “Bons Ventos”, de Marquinho Aniceto; Sextas Abertas, da FAOP; Norte Adentro, Casa Pitanga; Festa de São José, Paróquia Cristo Rei; Mães na Praça, Bordadeiras de Luz; 13ª Semana do Museu Guignard; Concerto da Banda do Alto da Cruz, sempre levando o melhor da arte musical, contribuindo na visão mundial de todo tipo de público, mas principalmente para o público feminino, tanto nas questões sociais, como no empoderamento e valorização da mulher.

Leia também:
- De Nando Reis a Sérgio Mallandro: confira a programação completa do Festival de Inverno de Mariana
- Funcionária morre em acidente na Nexus, em Ouro Preto
“BATERIA CARABINA”
A Bateria Carabina é um coletivo/escola de percussão, canto e dança composto por mulheres diversas de Ouro Preto e região/MG. Seu nome é uma homenagem a Efigênia Carabina – mulher ouro-pretana, pioneira do movimento feminista, negro, e popular na cidade de Ouro Preto. Sob a regência da maestrina Mo Maie, o grupo vem se apresentando em importantes eventos do calendário cultural da cidade. Atualmente, a Bateria Carabina se encontra semanalmente na Casa de Cultura Negra, para estudar ritmos afro indígenas-brasileiros como samba-reggae, ijexá, samba de côco, congo de ouro, maracatu e boi., em vivências abertas para toda a comunidade feminina e lgbt da região.
Segundo Madu, “O Vozesencanto está com as atividades temporariamente paralisadas, mas deixa pra vocês um trabalho maravilhoso feito em conjunto com a Bateria Carabina. Curtam o primeiro vídeo desse projeto e aguardem que em breve lançaremos o próximo. Reestruturar pra voltar mais forte. Vamos seguindo em frente!”, diz Madu, esta mulher que é pura inspiração!
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.