Ben Hur Nogueira será homenageado na 1ª Virada Cinematográfica de Ouro Preto

A Virada Cinematográfica de Ouro Preto, evento organizado pelo Coletivo AMEOPOEMA com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e da Secretaria Municipal de Educação, celebra a trajetória do jovem cineasta Ben Hur Nogueira. A exibição acontece na Biblioteca Pública de Ouro Preto, entre os hoje e amanhã com 12 horas de exibição de curtas, médias-metragens, documentários e filmes experimentais de realizadores de todo o Brasil. Além de Ben Hur, o evento também homenageará Lane Soares, diretora do Cine Vila Rica, como forma de enaltecer o impacto de seus trabalhos no cenário cultural e cinematográfico local.

Leia também:

Ben Hur Nogueira, de 22 anos, natural de Belo Horizonte, é um veterano do curso de Computação da UFOP, além de escritor, colunista e crítico de cinema. Desde 2022, já publicou mais de 30 artigos na Mídia Ninja, consolidando sua voz no debate cinematográfico. Ele também é um dos idealizadores do Prêmio Marku Ribas e co-criador da Mostra de Cinema Preto Periférico de Ouro Preto.

Ben Hur Nogueira será homenageado na 1ª Virada Cinematográfica de Ouro Preto
Foto: Acervo pessoal

Ben Hur, emocionado, reafirmou seu compromisso com a arte e o ativismo: “Farei de novo, e de novo, e de novo, e quantas vezes forem necessárias.”

Como diretor, destacou-se com o curta Pandeminas, premiado com menção honrosa de Melhor Curta Internacional no Varsity Film Expo 2023. Esse filme abrirá oficialmente o festival, às 20h, reforçando a relevância de sua obra.

A história de Ben Hur é marcada por superação e criatividade. Autodidata, ele começou a estudar cinema aos 13 anos, buscando, como ele mesmo diz, “se afastar da criminalidade e da pobreza” que enfrentava na periferia de Belo Horizonte. Filho de um líder de trupe circense e da ativista Jundai Nogueira – reconhecida em 2016 como uma das 21 mulheres mais influentes da América Latina pela Revista Cláudia – Ben Hur sempre esteve imerso no ativismo político e cultural. Essa bagagem se reflete em sua visão crítica sobre questões raciais e cinematográficas.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe

Notícias relacionadas

Leave a Comment