Ouro Preto deu início às celebrações natalinas de 2024 com o acendimento das luzes na noite de ontem (23), marcando o início da programação do Natal de Ouro Preto – Luz e História. Com uma árvore gigante e os casarões históricos iluminados, o centro da cidade foi tomado pela magia da época mais encantadora do ano.
A iniciativa, patrocinada pela Cemig, traz o tema “Energia da Cultura”, que ilumina Ouro Preto e sua história de 23 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025. Além de realçar a beleza do Patrimônio Cultural Mundial, o evento promove uma série de atividades que combinam tradições, cultura e entretenimento para moradores e turistas.
VEJA ALGUNS REGISTROS DO ACENDIMENTO DAS LUZES DO NATAL DE OURO PRETO
Um Natal para todos
O secretário de Turismo, Cultura e Patrimônio, Flávio Andrade Malta, enfatizou a importância do evento como uma oportunidade de celebrar o patrimônio histórico e atrair visitantes:
“Esperamos atingir a marca de 90 mil turistas visitando Ouro Preto e a nossa programação de Natal.”
A iluminação foi preparada com cuidado para destacar a beleza das janelas, sacadas, praças e largos da cidade, garantindo que Ouro Preto seja reconhecida como um dos principais destinos turísticos do Brasil durante o Natal.
Bauxita e distritos inclusos
A programação também se estende a bairros e distritos. A Rua João Pedro da Silva e a pracinha do bairro Bauxita foram decoradas com o apoio dos comerciantes locais, enquanto a Igreja de Antônio Pereira já está iluminada. Segundo a vice-prefeita Regina Braga (PSD), a ideia é levar o espírito natalino para cada vez mais localidades:
“Nossa intenção, a cada ano, é chegar ao máximo de bairros e distritos. Este ano temos o apoio da Bauxita, e esperamos, nos próximos anos, alcançar outras áreas de Ouro Preto.”
Leia também:
- Prefeitura de Ouro Preto realiza leilão de veículos e sucatas
- Confira os horário de funcionamento do comércio de Ouro Preto em dezembro
Espírito de união e fé
O prefeito Angelo Oswaldo ressaltou o significado do Natal em Ouro Preto como um momento de união e reflexão, realçado pela iluminação harmoniosa no cenário histórico da Praça Tiradentes:
“Essa linda árvore e a iluminação harmonizada com a grandiosidade da Praça Tiradentes são um espetáculo. Elas acendem nos corações o espírito de união, fraternidade e o renascimento de Cristo na alma de cada um de nós.”
Além da decoração, haverá festividades até o dia 6 de janeiro, quando ocorre a entrega das folias de reis e, no dia 12, o grande reinado do Rosário. A programação incluirá apresentações no Teatro Municipal, cortejos nas ruas, atrações nas igrejas e manifestações tradicionais.
Uma programação repleta de magia
A celebração contará com cortejos, apresentações teatrais, manifestações religiosas tradicionais, Encontro de Folias de Reis, corais e até mesmo uma pitada de carnaval, com o famoso bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios, o mais antigo em atividade no Brasil.
“A energia da cultura acendeu nossas luzes hoje, mas vai muito além disso. Teremos uma programação repleta de alegria e magia do Natal até o dia 6 de janeiro,” destacaram os organizadores.
Ouro Preto, com sua arquitetura preservada e o legado do ciclo do ouro, é o cenário ideal para transformar a celebração natalina em uma experiência única. As luzes e a programação reafirmam o vínculo entre a riqueza histórica da cidade e a renovação dos valores culturais, religiosos e artísticos.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.