A partir desta segunda-feira (10), Pessoas com Deficiência (PcDs) residentes em Itabirito podem se cadastrar no aplicativo Conecta para facilitar o acesso a espaços reservados durante eventos na cidade. A iniciativa busca garantir maior organização e comodidade para esse público.
O primeiro evento a adotar esse sistema será o Carnaval 2025. Os interessados têm até o dia 25 de fevereiro para preencher o formulário e antecipar a confirmação de acesso ao espaço exclusivo. O local será destinado apenas a pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência reconhecida pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
Embora o cadastro não seja obrigatório para a entrada nesses espaços, ele evita filas e incertezas sobre o direito de acesso. Quem tem dúvidas sobre o enquadramento do seu CID (Classificação Internacional de Doenças) pode se antecipar preenchendo o formulário e garantindo maior praticidade no dia do evento.
Leia também:
- Feira de Saberes e Fazeres movimenta Ouro Preto
- O maior da história: “Se Minas é Carnaval, Mariana é capital”
Além de agilizar o acesso, o cadastramento também tem a finalidade de criar um banco de dados municipal das Pessoas com Deficiência. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itabirito, a iniciativa permitirá um melhor planejamento de políticas públicas voltadas à acessibilidade e inclusão dos PCDs no município.
Para realizar o cadastro, é necessário informar nome completo, CID da deficiência e se há necessidade de acompanhante. Também é preciso anexar uma foto recente, documento de identidade e laudo médico que comprove a condição. Caso a presença de um acompanhante seja autorizada, será permitido apenas um por PcD.
No dia do evento, os cadastrados podem apresentar a carteirinha gerada pelo sistema ou um documento de identidade com foto e laudo médico. O acesso ao espaço reservado será por ordem de chegada, respeitando a lotação do local.
Para mais informações, a Secretaria de Desenvolvimento Social atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (31) 3561-5523.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.