A Prefeitura Municipal de Congonhas reuniu com o setor cartorário na última quinta-feira (6). O encontro teve o objetivo de discutir melhorias na avaliação de imóveis, utilizada no cálculo do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
A reunião foi intermediada pelo vereador Vagner Luiz de Souza (Koelhinho) e abordou medidas para tornar a avaliação dos imóveis mais precisa e transparente, buscando garantir um cálculo alinhado ao mercado imobiliário.
Leia também:
Estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Finanças, Sandro Cordeiro; a secretária adjunta de Finanças, Camila Cianni; a diretora de Tributação e Fiscalização Fazendária, Janaína Andrade; os titulares dos Cartórios de Notas, Raquel Senra (Primeiro Ofício) e Glauco Almeida (Segundo Ofício); e Alexandre Alves, titular do Cartório de Registro de Imóveis.
- O que é o ITBI?
O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um tributo municipal obrigatório em casos de compra, venda ou transferência de imóveis. Seu cálculo tem como base o valor venal do imóvel, definido conforme critérios técnicos e de mercado.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.