No último sábado (08), o Largo do Cinema, na Praça Reinaldo Alves de Brito, no centro histórico de Ouro Preto, recebeu a Feira de Saberes e Fazeres. O evento promoveu a valorização da cultura local, da economia solidária e dos empreendedores da região, reunindo artesãos, produtores e a comunidade para um dia de trocas, cooperação e fortalecimento da identidade local.
A Feira de Saberes e Fazeres de Ouro Preto faz parte do projeto “Ouro Preto Popular Solidária”, realizado pelo Instituto Saberes do Território em parceria com a Regional Inconfidentes de Economia Popular e Solidária. O projeto conta com financiamento do Fundo de Desenvolvimento Econômico, através do termo de colaboração CONDES 15/2014, e busca consolidar um espaço permanente de comercialização e intercâmbio cultural para os empreendedores locais.
Leia também:
- UFOP demite professor por conduta sexual imprópria
- O maior da história: “Se Minas é Carnaval, Mariana é capital”
Com uma programação diversificada, o evento destacou-se pela oferta de produtos artesanais e alimentos naturais, todos produzidos com técnicas tradicionais e sustentáveis. A feira também abriu espaço para rodas de conversa e atividades culturais, incentivando o resgate de saberes ancestrais e o fortalecimento da economia criativa. A proposta é tornar a feira um ponto fixo mensal, reunindo a diversidade cultural do território de Ouro Preto e promovendo a inclusão socioprodutiva.








O movimento da economia solidária foi um dos destaques do evento. Os empreendimentos solidários presentes são caracterizados pela autogestão e cooperação, promovendo alternativas de desenvolvimento sustentável para comunidades rurais, periféricas e urbanas. A feira reforça a importância da ocupação dos espaços públicos como forma de dar visibilidade aos produtores locais e incentivar a troca direta entre eles e os consumidores.
Além dos produtos comercializados, a feira se consolidou como um espaço de resistência cultural e social, celebrando a arte afro-brasileira e a identidade dos trabalhadores que fazem da cultura e do artesanato sua principal fonte de renda. O evento trouxe também apresentações artísticas e performances, proporcionando um ambiente dinâmico e de celebração das tradições locais.
A iniciativa busca resgatar os modos de vida que fazem parte da história e identidade de Ouro Preto, conectando a população às suas raízes culturais. A cada edição, o evento visa ampliar sua abrangência, trazendo novas experiências e ampliando a participação de coletivos e artistas locais.
A próxima edição da Feira de Saberes e Fazeres já está confirmada para o dia 22 de março, no mesmo local. A expectativa é que a feira continue crescendo e se consolidando como um importante espaço de valorização da cultura e da economia popular solidária na região. Com essa iniciativa, Ouro Preto reafirma seu compromisso com a preservação das tradições e a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.
[…] Feira de Saberes e Fazeres movimenta Ouro Preto […]
[…] Feira de Saberes e Fazeres movimenta Ouro Preto […]