A Câmara Municipal de Mariana realizou nesta terça-feira (22) uma cerimônia para marcar os 25 anos do plantio da árvore Pau-Brasil no gramado de seu prédio histórico. A atividade também coincidiu com o Dia da Terra, data que chama a atenção para a preservação ambiental.
O plantio do Pau-Brasil aconteceu em 21 de abril de 2000, durante uma visita do então presidente Itamar Franco à cidade. Na ocasião, Mariana foi escolhida para o lançamento do projeto “Mudas Brasil”, iniciativa que celebrava os 500 anos do Descobrimento do Brasil. O município foi o primeiro do estado a receber a ação, em função de sua relevância histórica.
Leia também:
- Medalha da Inconfidência celebra legado de Tiradentes em Ouro Preto
- Manifestantes por moradia ocupam Praça Tiradentes em Ouro Preto às vésperas do 21 de abril
Durante a cerimônia desta terça, o presidente da Câmara, vereador Ediraldo Ramos (PSB), conhecido como Pinico, lembrou a origem da árvore plantada no local. “O plantio do Pau-Brasil foi um ato em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil e implantação do projeto Mudas Brasil em Minas Gerais”, afirmou.
O subprocurador de Mariana, Israel Quirino, também participou da celebração e destacou o valor simbólico da árvore. “Aqui na manhã de 21 de abril de 2000, o ex-presidente Itamar Franco veio até Mariana para lançar o projeto “Mudas Brasil”, e escolheu a cidade de Mariana por ser a primeira cidade de Minas para plantar uma árvore de Pau-Brasil e comemorar com a gente os 500 anos do Brasil.”, disse.
O Pau-Brasil é uma espécie nativa que chegou a ser ameaçada de extinção devido à exploração predatória ao longo dos séculos. O exemplar plantado em frente à Câmara permanece preservado, como testemunho das iniciativas de valorização ambiental e histórica promovidas no município.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.