A vereadora Lilian França (PP) e o vereador Vantuir (Avante) – presidente da Câmara de Ouro Preto – discutiram durante a Reunião Ordinária desta terça-feira (1º). Após solicitar uma questão de ordem, a parlamentar reclamou de ter sua presença questionada em uma reunião à portas fechadas na Casa de Leis. Segundo ela, houve machismo e até misoginia. Contudo, o presidente questionou as alegações e afirmou que a reunião foi um encontro político, para tratar de temas específicos, não necessitando a presença de todos os parlamentares.
“Eu me deparei com uma situação em que eu me senti violentada. É uma ação que eu compreendo como uma ação de discriminação de gênero. Acredito que, se não fosse eu, a ação não seria essa. E o presidente falou que aquela reunião não era para eu estar ali. E isso, pra mim, é uma ação de machismo, de misoginia, e que não deveria acontecer numa casa de leis”, disse Lilian.

Leia também:
- Incêndio destrói casa e mata idoso de 94 anos em Mariana
- Sérgio Pererê define como racista decisão da Justiça sobre vídeo após show em igreja de Ouro Preto
Enquanto França elencava o apoio de outros vereadores, o presidente pediu a fala e apresentou o contraponto. Segundo ele, essa reunião se tratava de um encontro político. Houve, portanto, um erro de comunicação na direção Câmara, que causou esse CONFLITO.
“Ele (diretor) estava escutando a reunião pelo rádio e ouvir falar que ia ter uma reunião, que eu ia convocar uma reunião — que eu não convoquei! (…) Por isso, ele foi no seu gabinete pra tratar de outro assunto — palavras dele comigo — e perguntou à senhora se a senhora não ia participar da reunião. Ele achou que a reunião era pra todos os vereadores, pra tratar da emenda impositiva. E o assunto que nós estávamos tratando lá, com alguns vereadores que eu convidei pra minha sala, não tinha nada a ver com emenda impositiva”, disse.
Indignado com o desenrolar da discussão, Vantuir chegou a afirmar a Lilian que “Nossa amizade se encerra por aqui” e que a partir de agora, trataria com ela apenas assuntos políticos.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.

[…] (Avante), presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, publicou uma nota para esclarecer a discussão que teve com a também parlamentar Lilian França (PP) na última terça-feira (1). A vereadora o acusou de machismo e misoginia após ter a presença questionada em uma reunião. […]
[…] Lilian França e Vantuir discutem na Câmara de Ouro Preto: ‘Nossa amizade se encerra aqui’ […]
[…] Lilian França e Vantuir discutem na Câmara de Ouro Preto: ‘Nossa amizade se encerra aqui’ […]
[…] Lilian França e Vantuir discutem na Câmara de Ouro Preto: ‘Nossa amizade se encerra aqui’ […]