Lula defende justiça tributária após veto ao IOF: “Queremos reduzir privilégios”

IOF: Lula defende que reduzir privilégios é essencial para ampliar direitos sociais

Em vídeo publicado nas redes sociais na última terça-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) como parte de uma política voltada para a justiça tributária. A fala de Lula ocorre após o Congresso Nacional anular o decreto presidencial que reajustava as alíquotas do imposto, medida que o governo tenta reverter por meio de ação no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Quando a gente coloca que as pessoas que ganham mais de um milhão têm que pagar um pouquinho mais, há uma rebelião. Nós estamos querendo que 140 mil pessoas paguem uma parcelinha a mais para beneficiar 10 milhões de pessoas”, disse Lula durante evento publicado em vídeo.

Na peça jurídica, protocolada nesta terça-feira (1º/7), a AGU argumenta que a decisão do Congresso de barrar o decreto que aumentava o IOF fere a separação dos Poderes e pode gerar uma perda de R$ 12 bilhões na arrecadação de 2025. O Ministério da Fazenda havia proposto o reajuste como uma das medidas para equilibrar as contas públicas e cumprir as metas do arcabouço fiscal.

Leia também:

A proposta do Executivo foi duramente criticada por setores do Congresso, incluindo parlamentares da base governista, e acabou sendo derrubada por ampla maioria na Câmara dos Deputados. O governo sustenta que, sem o reajuste, cortes orçamentários poderão afetar programas sociais como Auxílio Gás, Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família.

De forma indireta, o tema também foi abordado por Pedro Moreira, gerente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Ouro Preto e candidato à presidência do PT municipal. Em entrevista ao programa Real Entrevista, Moreira defendeu a revisão de isenções fiscais para grandes empresas como uma medida eficaz de combate à fome no Brasil.

“Se a gente diminuir 10% da isenção fiscal, que deve ser algo em torno de 20% da margem de lucro dessas empresas, e diminuir 2% do lucro líquido delas, a gente garante que nenhum brasileiro morra de fome”, afirmou.

O governo argumenta que o aumento do IOF e a reestruturação de incentivos fiscais são ferramentas fundamentais para promover justiça social sem comprometer os investimentos sociais previstos no orçamento.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Lula defende justiça tributária após veto ao IOF: “Queremos reduzir privilégios””

  1. […] Lula defende justiça tributária após veto ao IOF: “Queremos reduzir privilégios” […]

  2. […] Lula defende justiça tributária após veto ao IOF: “Queremos reduzir privilégios” […]

Leave a Comment