A jabuticaba e seus derivados foram reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) de Ouro Preto. O reconhecimento aconteceu nos dias 25 e 26 de junho, durante a 4ª edição do Fórum Regional de Diversificação Econômica de Minas Gerais (FRDE), realizado na sede do Sebrae, em Belo Horizonte.
Durante o evento, foi assinada a Indicação Geográfica (IG) da jabuticaba e seus derivados, originários do distrito de Cachoeira do Campo, o que simboliza um avanço concreto no reconhecimento da fruta como ativo cultural e econômico da região, além de promover diálogos estratégicos sobre os caminhos para uma economia mais plural e sustentável no estado.
Leia também:
“A assinatura do laudo é resultado de um trabalho coletivo, que une governo, produtores e entidades locais. A IG representa uma oportunidade real de geração de emprego e renda, por meio do turismo criativo e da economia solidária”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, sendo o único membro de representação institucional do setor público a ocupar espaço de fala na programação.
O presidente da Associação Sumo da Terra, Saulo Filardi, reforçou a importância da conquista. “A delimitação geográfica fortalece não só Cachoeira do Campo, mas toda a Região dos Inconfidentes. Com o apoio da Prefeitura, estamos desenvolvendo ações que integram o turismo com a produção local”, comentou.
A geleia de pimenta biquinho, produzida em Mariana, também recebeu a IG. Esses são os dois primeiros produtos da Região dos Inconfidentes a conseguir o reconhecimento.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto e estagiária no Jornal Geraes e na Rádio Real FM.
[…] Ouro Preto recebe IG da jabuticaba e seus derivados […]