Câmara de Mariana celebra arquivo histórico de 314 anos

Câmara de Mariana celebra arquivo histórico de 314 anos

A Câmara Municipal de Mariana abriu, nesta segunda-feira (9), a programação da 9ª Semana Nacional de Arquivos (SNA) com uma apresentação sobre a importância do Arquivo Histórico da Casa. A atividade foi conduzida pela Dra. Cláudia Maria das Graças Chaves e pelo arquivista Flaviano Pereira Fernandes, ambos do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), durante a Tribuna Livre da 19ª Reunião Ordinária da Câmara.

A iniciativa, formalizada por meio do ofício nº 206/2025, é fruto da longa parceria entre a UFOP e a Câmara, responsável pela guarda e pelo tratamento técnico do acervo documental da instituição. A professora Cláudia destacou que a equipe acaba de concluir uma etapa importante do trabalho: a identificação e catalogação completa dos documentos produzidos até o ano de 1891, incluindo o material avulso que representa cerca de 30% do acervo. “Estamos debruçados sobre essa documentação desde meados dos anos 1980. Esse é um acervo riquíssimo não só para a história de Mariana, mas para Minas Gerais, para o Brasil e até para toda a América Portuguesa”, afirmou.

O Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana reúne documentos que datam desde a criação da Vila do Carmo, em 1711, até a segunda metade do século XX. São mais de 800 volumes encadernados e cerca de 200 caixas de documentos avulsos, somando aproximadamente 50 metros lineares de acervo e mais de 40 mil documentos. Desde 1994, o arquivo está sob guarda do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP, por meio do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História (LPH).

Câmara de Mariana celebra arquivo histórico de 314 anos
A Dra. Cláudia Maria das Graças Chaves apresentou um pouco da história do arquivo da Câmara de Mariana.

Leia também:

Durante a reunião, vereadores manifestaram apoio à preservação e valorização do acervo. O vereador Ronaldo Bento ressaltou a importância da iniciativa. “É uma história de mais de 315 anos que estamos preservando. Parabenizo a parceria com a UFOP e a iniciativa de trazer esse debate ao plenário”, disse.

Já o vereador Fernando Sampaio informou que a Câmara já obteve a doação de um terreno para a construção de um arquivo público municipal, projeto que aguarda agora captação de recursos para execução. “A documentação da Câmara de Mariana é única. Já conseguimos o terreno, doado pelo governo do Estado, e esperamos em breve iniciar as obras para que possamos expor e conservar nosso acervo”, afirmou.

Além da fala na Câmara, a programação da Semana Nacional de Arquivos prevê ainda uma mesa-redonda na quarta-feira (11) e a abertura de uma exposição de documentos históricos, que poderá ser visitada na quinta e sexta-feira. A iniciativa busca ampliar o debate sobre a preservação da memória pública e reforçar a necessidade da criação de um arquivo municipal permanente em Mariana.

Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment