O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará Mariana nesta quinta-feira, 12 de junho. A confirmação foi feita pelo prefeito Juliano Duarte (PSB), que divulgou um vídeo nas redes sociais neste domingo.
Segundo o prefeito, Lula será recebido pela população e pela gestão municipal. Juliano informou que esteve quatro vezes em Brasília desde o início do mandato, buscando recursos e obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o município.
Na última visita à capital federal, o prefeito esteve com o ministro Alexandre Padilha e solicitou investimentos em saúde, incluindo valores da repactuação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, mesmo Mariana não tendo assinado o acordo. De acordo com Juliano, o entendimento do governo federal é de que o SUS é universal, e Mariana será contemplada com R$ 95 milhões.
O prefeito afirmou que está sendo montado um plano de investimento na saúde e que também foi feito um pedido ao governo federal para a construção de um hospital universitário em Mariana. A proposta é que a nova unidade esteja vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que possui campus e curso de medicina na cidade.
Na última quinta-feira, Juliano recebeu em Mariana representantes do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, da Casa Civil, da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e da UFOP. O grupo visitou possíveis áreas para instalação do hospital.
Juliano Duarte também mencionou que será solicitado o cadastramento de Mariana no Minha Casa Minha Vida, parte do novo PAC, uma vez que o município ainda não foi contemplado pelo programa habitacional.
Leia também:
- Começa a instalação de radares na BR-356 em Ouro Preto
- Série sobre o autor de Chaves é lançada no Max
A visita do presidente Lula havia sido prevista anteriormente para o dia 16 de maio, mas foi adiada. O deputado federal Rogério Correia (PT), presidente da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre o rompimento da barragem de Fundão, afirmou que o anúncio de ações nas áreas de saúde e educação será feito agora que a repactuação começa a surtir efeito.
A reunião de alinhamento entre a Prefeitura de Mariana e a equipe do governo federal está prevista para esta segunda-feira (10), segundo o prefeito.
Quer ficar por dentro das principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Bacharel em jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com passagens por Jornal O Espeto, Território Notícias e Portal Mais Minas.