Em reunião na tarde de quarta-feira (25), o Conselho Universitário da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) decidiu pela não liberação da praça localizada em frente ao Centro de Convenções da UFOP para a realização do carnaval privado. Dessa forma, a Liga dos Blocos, organizadora do evento, terá que encontrar um outro lugar para realizar a festa.
A reitora da UFOP, Cláudia Marliére, colocou a questão em discussão após conversar com pesquisadores e receber da Defesa Civil de Ouro Preto a indicação que a responsabilidade da permissão para a realização do carnaval privado estaria a cargo da universidade.
Por conta de uma movimentação de terra no Morro da Forca em 7 de janeiro, a circulação de pessoas no local está limitada. Em 13 de janeiro de 2022, houve um deslizamento na área que soterrou dois casarões na Praça da Estação. No entanto, a praça localizada em frente ao Centro de Convenções da UFOP não foi atingida.
A Defesa Civil de Ouro Preto indicou positivamente a realização do carnaval desde que alguns parâmetros de segurança fossem estabelecidos, como estratégias de evacuação, mas, segundo a UFOP, a mesma informou que não serão feitas obras adicionais até a realização do evento.
“Entendendo que a circulação de pessoas no local não apresenta garantia de segurança, somada ao risco do som utilizado nos shows impactar adicionalmente o problema, o Conselho optou por tomar a posição mais conservadora. Por isso, o espaço da Praça da UFOP, em frente ao Centro de Convenções não será disponibilizado para a realização de eventos dos blocos ou outras atividades do carnaval ouro-pretano”, diz a universidade.
O Jornal Galilé entrou em contato com a Liga dos Blocos para saber qual o posicionamento da organização do carnaval privado de Ouro Preto sobre a decisão do Conselho Universitário da UFOP e aguarda um retorno.
Liga dos Blocos
Criada em 2005, pela união dos Blocos do Caixão, Cabrobró, da Praia e Chapado, a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto vem, desde então, promovendo uma festa com duração de quatro dias, com atrações de nome nacional que atraem milhares de visitantes para a cidade. Com pacotes fechados para pista e camarote, a Liga dos Blocos oferece formas diferentes de curtir a folia, em que cada bloco mantém sua identidade original.
O carnaval privado de Ouro Preto movimenta cerca de R$ 6 milhões diretamente na cidade, além de gerar 1.500 empregos diretos no município. Anualmente, os blocos recebem 7 mil foliões por dia, totalizando em 28 mil pessoas curtindo um dos principais eventos carnavalescos do Brasil.
O evento deste ano está marcado para ser realizado de 18 a 21 de fevereiro. Artistas como Ludmilla, Luísa Sonsa, MC Hariel e Dennis DJ são alguns dos que vão se apresentar nos blocos.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) não liberar a praça em frente ao Centro de Convençõe…, devido ao risco de deslizamento do Morro da Forca, o evento deverá ocorrer no Campo da Água […]
[…] Após a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) não liberar a praça em frente ao Centro de Convençõe…, devido ao risco de deslizamento do Morro da Forca, a Prefeitura de Ouro Preto sugeriu que o evento fosse realizado no Campo da Água Limpa. A organização da festa privada confirmou na tarde desta sexta-feira (3) que seguirá a sugestão da administração pública. […]