O segundo andar do Cine Teatro Liz Bastos, antigo Cine Pax, localizado na Praça Coronel Baêta, desabou no início da noite desta terça-feira (10), derrubando um poste e deixando fios de alta tensão na rua, no centro de Itabirito. Ainda não há informações sobre o que causou o desabamento.
Veja o vídeo:
O Cine Teatro Liz Bastos estava em revitalização desde outubro de 2022 pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Patrimônio Cultural e Turismo. A obra contempla:
- Toda a parte estrutural do prédio;
- Restauração das cadeiras do auditório por empresa especializada;
- Substituição de todo o piso em taco;
- Troca do telhado;
- Readequação do palco – com substituição do piso em madeira de lei; construção de novos camarins;
- Salas administrativas e banheiros com acessibilidade;
- Manutenção da parte elétrica e hidráulica;
- Pintura de todo o prédio.
A finalização da revitalização estava prevista para o segundo semestre deste ano. O valor da obra é de R$ 12.356.275,85 e a empresa responsável é Multicom Construtora LDTA.
+ Três veículos se envolvem em acidente na BR-040, em Itabirito
A Prefeitura de Itabirito divulgou uma nota informando que as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, Guarda Civil e da Defesa Civil estão no local para averiguação e demais providências. Ainda de acordo com o Município, não há registro de feridos.
“A prefeitura recomenda à população e aos condutores que evitem trafegar pelo local, que passa por obras de revitalização desde outubro de 2022, sob responsabilidade da empresa Multicom, vencedora do processo licitatório”, finaliza a nota da administração municipal.
História
O Cine Teatro Pax foi inaugurado em 29 de junho de 1959, com capacidade para receber 700 pessoas. Após três décadas de funcionamento, as sessões cinematográficas foram encerradas e, em 1999, a Prefeitura de Itabirito adquiriu o prédio e o manteve como espaço de integração e manifestação cultural. O Cine, inclusive, é tombado pelo Conselho de Patrimônio Histórico do Município.
Continue acompanhando o Jornal Galilé – Instagram, Facebook – para mais notícias sobre cultura, política e saúde na Região dos Inconfidentes.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.