Comendas celebram carnaval e música de Ouro Preto

Comendas celebram carnaval e música de Ouro Preto

A Câmara Municipal de Ouro Preto realizou, na noite desta quarta-feira (23), a entrega das Comendas José Rosa Ferreira – Zé Rosa e Mérito Musical. A solenidade ocorreu no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Casa Legislativa.

Criada pela Resolução nº 364/2021, de autoria do vereador Alex Brito (PDT), a Comenda José Rosa Ferreira reconhece pessoas ou entidades que atuam ou se destacam no carnaval ouro-pretano. A honraria leva o nome de José Rosa Ferreira, o “Zé Rosa”, carnavalesco nascido no distrito de Piranga e um dos fundadores da Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão.

Receberam a comenda: Armânio Guilherme Bento, Bloco Carnavalesco Movimento do Bigodão Nervoso (MOBIN), Bloco de Carnaval Balanço da Cobra, Bloco Vira Copo (Santo Antônio do Salto), Escola de Samba Imperial, Escola de Samba Mocidade Independente Princesa Isabel (ESMIPI), João Batista Queiroz, João Pedro de Santana, Retiro de Carnaval “Semear” e Rosemere Xavier Cláudio.

A Comenda Mérito Musical foi criada pela Resolução nº 439/2022, de autoria do ex-vereador Júlio Gori, para homenagear pessoas e entidades com atuação relevante na música e cultura. Os homenageados desta edição foram: Banda Doce Trapaça, Coral Paroquial de Amarantina, Corporação Musical 13 de Junho (Santo Antônio do Salto), Délcia Maria do Carmo, a dupla Dora e Edson, Eduardo Curtiss dos Santos, Emanuel Victor de Souza Silva, Fanfarra Marília de Dirceu de Ouro Preto, Rafael Silva, Sociedade Musical União Social, Studio ADHAF e Vanderson Corrêa Alves.

Leia também:

O presidente da Câmara, vereador Vantuir Silva (Avante), destacou a importância das homenagens. “Muito importante essas duas comendas que estão acontecendo aqui hoje, Zé Rosa, que é voltada ao nosso carnaval, à nossa cultura, e o Mérito Musical, que tem muitos músicos importantes, pessoas que ajudam a fazer o nosso carnaval e nossos eventos, que são tantos nos nossos distritos e na sede. É uma forma muito bacana de agraciar essas pessoas e valorizar”, disse.

Idealizador da Comenda Zé Rosa, o vereador Alex Brito relembrou a trajetória do homenageado que dá nome à honraria. “A comenda Zé Rosa foi uma inspiração. Zé Rosa foi uma das pessoas mais importantes, um carnavalesco que foi um dos criadores da Escola de Samba de São Cristóvão, apaixonado pelo carnaval, e uma pessoa extremamente alegre e ativa no meio do carnaval. E hoje nós temos essa comenda que tanto me agrada e me faz bem, porque o carnaval é uma das minhas paixões”.

O artista Wandrey, integrante da banda Doce Trapaça, comentou sobre a emoção de receber a Comenda Mérito Musical. “É realmente uma honra receber essa premiação. Pra mim, acho que mais do que pra eles, porque eu não sou daqui, sou de Mariana. Ouro Preto tem me acolhido muito desde o início, desde a primeira vez que fui convidado a participar desta banda”.

Wandrey também falou sobre o vínculo construído entre a banda e o público. “A gente toca essa banda como uma família. O Espetinho Resenha foi um grande alavancador da banda Doce Trapaça, foi uma parceria que deu muito certo.  maior responsável por tudo isso que tem acontecido com o Doce Trapaça, principalmente nos últimos anos, é o nosso público, que não deixa de ir aos nossos shows, não deixa de nos acompanhar nas redes”.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment