O Coral Canarinhos, de Itabirito, foi convidado para se apresentar em um importante evento em Belo Horizonte. Trata-se da 3ª edição do festival em homenagem ao maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933–2006), que ocorrerá neste sábado (7), na Fundação de Educação Artística. O evento reúne importantes nomes do canto coral mineiro: o Coral Lírico de Minas Gerais, o Madrigal Renascentista, o Coral Ars Antiqua e, pela primeira vez, o Coral Canarinhos de Itabirito.
A apresentação será realizada às 20h, na Sala Sérgio Magnani. Os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada para crianças, estudantes com carteirinha e maiores de 60 anos). A compra pode ser feita na bilheteria no dia do evento ou antecipadamente pelo Instagram @coralarsantiqua.
A edição deste ano celebra a vida e a obra de Fonseca, artista mineiro com trajetória marcante no cenário mundial do canto coral. Para o maestro Éric Lana, que rege os Canarinhos de Itabirito, participar do festival é motivo de honra:
“É uma honra dividir o palco com grupos de excelência na cena coral mineira, patrimônios imateriais da nossa cultura. Celebrar a obra de Fonseca neste festival é reafirmar o valor de sua música para o mundo”, declara Lana.
O maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca manteve uma relação próxima com os Canarinhos de Itabirito, especialmente por meio do regente Hélcio Pereira — que foi seu assistente e esteve à frente do coral por 16 anos. Essa ligação torna o festival ainda mais significativo para o grupo.
Leia também:
- Trecho da BR-356 em Ouro Preto terá retorno de seis radares
- Casa da Ópera, em Ouro Preto, celebra 255 anos com espetáculos especiais
Sobre o Coral Canarinhos de Itabirito
Fundado pelo maestro e compositor Padre Francisco Xavier Gomes, o Coral Canarinhos de Itabirito tem uma trajetória de mais de cinco décadas, marcada por excelência técnica e por um modelo de performance que une canto, movimento e elementos cênicos.
Atualmente sob direção artística e regência de Éric Lana, e com preparação vocal e direção cênica da professora Thays Simões, o grupo já realizou turnê internacional no Chile e apresentações em 11 estados brasileiros. Seu repertório abrange músicas sacras, obras da cultura brasileira e peças do repertório coral internacional.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Geraes nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.