Neste sábado, dia 24 de agosto, Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, celebra do Dia do Patrimônio com programação gratuita que exalta as tradições, os costumes e a história que compõem a cultura local. Shows musicais, oficinas para crianças, barracas com comidas típicas e artesanato, entre outras atrações, ocupam a Estação Ferroviária do distrito, promovendo uma verdadeira imersão no patrimônio imaterial da região.
O próprio local escolhido transborda história e tradição. A Estação Rodoviária foi fundada em 1884 e, ao seu entorno, ocorreu o desenvolvimento do distrito. “Em um cenário de constantes mudanças econômicas e sociais na nossa região, é importante criarmos espaços de preservação e resistência, que reafirmam nossa história e nossos valores. Além disso, também estamos ansiosos para receber pessoas de outras regiões e promover assim uma rica troca cultural”, comenta Gisele Milagres, coordenadora de produção do projeto.
Entre as apresentações, o evento traz a banda de Congado de Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário, que atua em Miguel Burnier desde 1947, resistindo às diversas mudanças sociais e econômicas na região. Outro grupo tradicional da cidade, a Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus e Maria, que acumula mais de 60 anos de história, também se apresenta.
Outro destaque é Silvia Gomes, que traz a força do samba de Minas Gerais. Nascida em Itabirito e criada em Cachoeira do Campo, outro distrito de Ouro Preto (MG), acumula mais de 25 anos de carreira e lançou, em 2023, “Canto Pra Recomeçar”, disco com participações de peso, como do cantor e compositor Sérgio Pererê. A música não para com DJ Pátrida, reconhecido por mesclar elementos sonoros afro-indígenas em suas discotecagens.
Durante todo o evento, o público pode mergulhar na arte e gastronomia da região. Barraquinhas pelo evento trazem quitandas e artesanatos. Cozinheiras como Dirce, Madá, Ninha e Chiquinha trazem pratos que passaram de geração a geração na família. A programação especial para a criançada também é garantida. Tem oficina com a mestra em Artes pela EBA/UFMG Bárbara Bija, além de contação de histórias com Adriana Maciel e Danilo Campos.
Este projeto é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com incentivo da Gerdau. Realização Mercê Soluções Culturais.
Leia também:
- Samarco em Mariana e Ouro Preto: licenciamento do ‘Longo Prazo’ foi discutido na ALMG
- Furto do Rosário em Ouro Preto: denunciado é preso na colômbia
Programação Dia do Patrimônio
24 de agosto de 2024
Horário: 10h às 18h
Local: Rua Linha Férrea, nº 1-167
Miguel Burnier, Ouro Preto – MG
Entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL
10h – Banda de Congado Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário (Miguel Burnier)
11h30 – Oficina para Crianças e Adolescentes – “Poéticas do Encontro” com Bárbara Bija
Local: Sala Estação
11h30 – DJ Pátrida (durante o almoço)
Local: Palco
14h – Banda Sagrado Coração de Jesus (Miguel Burnier)
Local: Estação Ferroviária
15h – Show com Sílvia Gomes (Ouro Preto)
Local: Palco
16h30 – Contação de Histórias “Música e Memória” com Adriana Maciel e Danilo Campos
Local: Estação Ferroviária
17h30 – DJ Pátrida
Local: Palco
18h – Encerramento
Local: Palco
Programação Parceira – Mostra Cozinha de Quintal:
10h30 às 11h30 – Mesa de Quitutes para o Congado – Mesa Cozinha de Quintal
Local: em frente ao Centro Comunitário
12h30 – Entrega dos Certificados, Exibição de Vídeo, Exposição de Fotografias e Lançamento de Livro
Local: Sala Estação
16h30 – Exibição de Filme de Terror Produzido pelas Crianças
Local: Sala Estação
O Jornal Geraes foi fundado no dia 01 de Julho de 2024, a partir da mudança do nome do Jornal Galilé, fundado em 1990. No dia 20/08/2022 o Jornal Galilé retornou as suas atividades por meio virtual, no entanto, no dia 01 de julho de 2024 resolveu mudar o nome para Jornal Geraes pela sua ampliação além das cidades da Região dos Inconfidentes, abordando toda Minas Gerais.